Frase polêmica de Eduardo sobre aborto gera mobilização contrária nas redes sociais

Antônio Assis
0

Blog do Jamildo
A polêmica frase do presidenciável Eduardo Campos (PSB), de que não conhece ninguém que seja a favor do aborto, continua gerando uma forte mobilização contrária em redes sociais.
Ao lado do presidente da CNBB, cardeal dom Raymundo Damasceno, o pré-candidato do PSB ao Planalto defendeu os atuais critérios da lei, que classificam o aborto crime, só admitindo a interrupção da gravidez em caso de estupro, risco de vida à gestante ou má formação do feto.
“Não conheço ninguém que seja a favor do aborto”, afirmou o ex-governador neste domingo (20).
Apesar de ser um feriadão, a mobilização nas redes sociais contra a declaração de Eduardo está muito grande. Várias páginas foram criadas contra a declaração de Eduardo de não conhecer pessoas “pró-escolha”.
O aluno de medicina Tiago Kietzmann usou uma rede social para se dirigir ao presidenciável: “Oi Eduardo Campos. Beleza? Então, sou aluno da Faculdade de Medicina da USP e sou a favor do aborto, da descriminalização do aborto e, claro, sou pró-escolha. Acho que está te faltando amigos, você precisa conhecer mais gente”.
Já a estudante de Direito, Paula Costa, postou : “Olá, Eduardo! Sou a Paula, estudante de Direito e me causa profunda ojeriza ter de estudar como crime algo que eu gostaria de estudar como direito. Pela descriminalização do aborto!”.
A internauta Carolina Rangel declarou no seu facebook: “Sou paulista, mãe e pesquisadora. Sou a favor da descriminalização do aborto. Mulheres ricas já fazem aborto com segurança em nosso país. É só uma questão financeira. Chega de hipocrisia”.
Uma das primeiras páginas no Facebook contra a polêmica declaração de Campos foi a “Olá, Eduardo! Eu sou a favor da descriminalização do aborto! Sou pró-escolha!”, criada pela internauda Thais Niero, que comentou: “Olá, Eduardo Campos! Me chamo Thaís! Fiquei sabendo que você não conhecia ninguém a favor do aborto e resolvi me apresentar”.
A página já conta com 4,2 mil convidados para uma mobilização contra a declaração de Eduardo Campos.
Outra página criada contra a mesma declaração é a “Eu te conheço Eduardo Campos”, criada pelo internauta Bruno Amorim. Com teor mais político, a página diz que “reúne pessoas que conhecem e sabem que o ex-governador de Pernambuco está tendo mais uma posição eleitoreira e usando um discurso falso”.
Uma terceira página, criada pelo internauta Felipe Fernandes, facilita que pessoas “revoltadas” com a declaração de Campos alterem sua foto de perfil no Facebook, acrescentando a seguinte frase na foto automaticamente: “Olá, Eduardo! Eu sou a favor da descriminalização do aborto!”.
Muitos internautas, principalmente mulheres, estão aderindo a este protesto virtual contra Eduardo.
No meio universitário, a declaração de Eduardo também foi mal recebida.
Usando as redes sociais, vários pesquisadores e professores criticaram a fala. A pesquisadora da UFPE, Ana Portella, usou seu facebook para fazer uma declaração: “Olá, Eduardo, eu sou Ana Paula Portella, pesquisadora da UFPE e sou a favor da legalização do aborto: pela autonomia, pela saúde e pela vida das mulheres!”.
Uma professora e pesquisadora da UFRJ também se manifestou: “Olá Eduardo ..sou Fátima Lima, antropóloga, professora e pesquisadora da UFRJ. Se você não conhecia alguém a favor da descriminalização do aborto, acaba de conhecer..pela livre decisão sobre nossos corpos e pelo enfrentamento do aborto como uma questão de saúde pública”.
A Igreja Católica ainda não se manifestou sobre a declaração de Eduardo, dentro da basílica, que contrariava a posição oficial da Igreja Católica. Disse o pré-candidato que é favorável aos critérios atuais da lei, que permite o aborto em caso de estupro.
A Igreja Católica é radicalmente contrária a esta permissão da lei, já tendo excomungado médicos que realizaram o procedimento, em menores estupradas que engravidaram. Em documentos oficiais, a Igreja Católica diz que “o aborto é um pecado maior que o estupro”.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)