Semana será decisiva para CPI da Petrobrás

Antônio Assis
0
Christina Lemos

Todos à espera de Rosa Weber. A ministra do Supremo Tribunal Federal promete para esta semana a decisão sobre mandados de segurança apresentados tanto pela oposição quanto pelo governo sobre a criação da CPI da Petrobrás. Na prática, Weber fixará as condições de instalação das comissões de inquérito – alterando ou confirmando jurisprudência sobre o assunto.

O alcance da decisão ultrapassa em muito a questão de momento. Entre os aliados do Planalto – leia-se Renan Calheiros - já se cogita em novo recurso, que exija manifestação do pleno do STF sobre a questão - o que adiaria ainda mais a palavra final sobre a criação da CPI da Petrobrás.

A manobra pode significar um efetivo golpe de morte nas pretensões da oposição. A hipótese de uma comissão de inquérito obter quórum para funcionar para além do mês de maio é remota.

Cientes de que o calendário - que reúne Copa do Mundo, recesso parlamentar e eleição - é o principal adversário do projeto de CPI, oposicionistas optam por explorar já o desgaste político possível. Investirão esta semana em trazer ao Senado o ex-presidente da Petrobrás, Sérgio Grabrielli.

Em recente entrevista ele fez cobranças à presidente Dilma. Disse que ela deve assumir sua parcela de responsabilidade na operação de compra da refinaria de Pasadena - que gerou um prejuízo de mais de meio bilhão de dólares à Petrobrás.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)