Arquidiocese vai lançar campanha de recuperação do prédio do Pró-Criança

Antônio Assis
0
Edward Pena
Folha-PE

A Arquidiocese de Olinda e Recife vai lançar, nesta quinta-feira, uma campanha de recuperação do prédio do Movimento Pró-Criança, que foi atingido por um incêndio de grandes proporções, na última terça-feira. O anúncio será feito em coletiva de Imprensa, no Bairro do Recife, na rua Vigário Tenório. Segundo a arquidiocese, um imóvel provisório está sendo procurado, para não interromper as atividades por muito tempo. “Iremos continuar a batalhar. O sonho foi interrompido, mas não irá terminar assim”, afirmou o regente fundador do coral Movimento Pró-Criança (MPC), Otávio Goés.
Restaram fumaças, cinzas e esperança de um dos blocos da matriz do MPC, localizado no bairro dos Coelhos, área central do Recife. Todo o bloco do lado esquerdo foi destruído nas duas horas que o fogo levou para ser controlado. As chamas atingiram o local onde funcionava o teatro, biblioteca, sala de evangelização, auditório, sala de vídeos e que aconteciam os cursos profissionalizantes.
Segundo o gerente geral de engenharia da Defesa Civil do Recife, Edgar Melo, o terceiro andar do lado direito do imóvel vai precisar ser demolido. A parte comprometida corre o risco desabar. Apesar do fogo, o segundo andar foi preservado e o prédio pode ser reformado após a demolição do terceiro andar. Segundo Edgar Melo, a Arquidiocese de Olinda e do Recife, que é a proprietária do imóvel, pode emitir um laudo que confirme a segurança da rede elétrica. Após o laudo, a Defesa Civil poderá liberar a parte do prédio que não foi atingida – o lado esquerdo. Todas as atividades no local foram interditadas.
Para evitar um curto-circuito, a energia elétrica do prédio foi interrompida pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Na última segunda, toda a energia da rua foi desligada. No início da manhã desta terça, ainda havia muita fumaça no local e o Corpo de Bombeiros ainda realizava o trabalho de rescaldo. O titular da delegacia de Joana Bezerra, Adelson Barbosa, será responsável pela investigação das possíveis causas.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)