Barracas são retiradas de calçada na Imbiribeira, mas ficaram as cadeiras

Antônio Assis
0
Geraldo Lélis
Folha-PE

Após ordem da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), as mais de 15 barracas colocadas na calçada da rua Sargento Silvino de Macedo, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, foram retiradas pelos ocupantes, que colocaram cadeiras no lugar. A remoção ocorreu por volta das 04h30. Segundo algumas lideranças que permanecem no local, a ocupação deverá ser retomada por volta das 21h desta quinta-feira (18).


Com a remoção das barracas na manhã desta quinta, os ocupantes se espalharam pela cidade e encontram apoio em um apartamento situado próximo à rua, onde esperam o momento de voltar com as barracas. Enquanto isso, a fila é formada por cadeiras na calçada. Segundo a Secon, na parte da noite, será analisada a possibilidade de retorno das barracas, desde que não atrapalhe a passagem de pedestres pela via.As barracas foram instaladas na última quarta-feira (17) com o objetivo de guardar lugar na fila para uma Força Tarefa de recadastramento de retransmissoras de televisão que o Ministério das Comunicações irá fazer entre os dias 22 e 24 de setembro. Para garantir das primeiras senhas, algumas emissoras contrataram uma assessoria que está à frente da organização dos acampados. No primeiro dia, os cerca de 50 ocupantes fizeram refeições e utilizaram dois banheiros químicos.


O radialista João Sales, que está organizando o acampamento, falou na última quarta (17) ao Portal FolhaPE que, além de receber refeições diariamente, cada pessoa irá ganhar R$ 600 pelo serviço de guardar o lugar para os representantes das emissoras. "Algumas retransmissoras resolveram se antecipar e garantir as primeiras senhas, porque aqui em Pernambuco o mutirão irá atender canais de quatro estados, e com isso a procura na segunda-feira deve ser grande", disse o profissional de comunicação, mas sem informar quais as emissoras estariam bancando o grupo.
No site do Governo Federal, o Ministério das Comunicações informa que o mutirão visa regularizar a situação de retransmissoras de televisão (RTVs) do Nordeste, que são responsaveis por ampliar o alcance das emissoras, e regularizar o fornecimento do sinal para população. "Por questões logísticas, osencontros presenciais para entrega de documentação vão se concentrar na cidade de Recife (PE)", diz a nota. Os interessados em executar o serviço de RTV secundária em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Sergipe devem apresentar o requerimento e a documentação entre 22 e 24 de setembro, no período de 9h às 12h e de 13h às 18h.  

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)