Semáforos inteligentes em sete vias

Antônio Assis
0
Diario de Pernambuco


Seis semáforos do Recife ficarão mais seguros para travessia de pedestres a partir de quarta-feira (3/9). Equipamentos de fiscalização eletrônica, com capacidade para verificar excesso de velocidade dos veículos, parada sobre a faixa de pedestre, além de avanço de sinal, serão implantados em quatro vias movimentadas da capital: Herculano Bandeira, Engenheiro Domingos Ferreira, Marechal Mascarenhas de Morais e Agamenon Magalhães. Outra novidade é a implantação de refletores de LED nas mesmas áreas, que acenderão de acordo com o tempo do semáforo.

O projeto alcançará 34 pontos até o primeiro semestre de 2015, incluindo as avenidas 17 de Agosto e Doutor José Rufino, as próximas contempladas, ainda em setembro. Equipamentos semelhantes já operam na Marquês de Olinda e na Madre de Deus, onde está implantada a Zona 30.

Os pontos foram definidos depois de um estudo que apontou o grande potencial de acidentes com vítimas nas áreas contempladas. “Nossas pesquisas indicam que o número de acidentes com vítimas fatais cai consideravelmente quando o cruzamento conta com fiscalização eletrônica. Já a travessia de pedestre iluminada tem o poder de ressaltar o pedestre e de inibir o condutor a avançar o semáforo, evitando atropelamentos à noite”, disse o gestor de trânsito da CTTU, Marcos Araújo. As escolhas também têm relação com a presença de comércio e escolas.

Ao todo 25 arte-educadores vão orientar motoristas e distribuir panfletos durante os primeiros sete dias. Da quarta-feira à segunda-feira seguinte os aparelhos funcionarão em caráter educativo. Depois, estarão aptos a multar aqueles que não respeitarem as leis de trânsito.

Saiba mais:

Vias que receberão os equipamentos:

Herculano Bandeira (Pina)
Engenheiro Domingos Ferreira (Boa Viagem)
Mascarenhas de Morais (Imbiribeira)
Agamenon Magalhães (Paissandu)

Vias que receberão os equipamentos no mês de setembro:

17 de Agosto (Casa Forte)
José Rufino (Zona Oeste)

Vias onde os equipamentos já operam:

Madre de Deus  (Bairro do Recife)
Marquês de Olinda  (Bairro do Recife)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)