Programa Carteira de Habilitação Popular, do Detran, tem inscrições abertas até novembro

Antônio Assis
0
Folha-PE
O Detran-PE abre, a partir desta terça-feira (21) até 23 de novembro, as inscrições para o Programa Carteira de Habilitação Popular (CNH Popular) através do site do órgão: www.detran.pe.gov.br. Podem participar da seleção pessoas de renda inferior a dois salários mínimos, desempregados, alunos do Ensino Público e beneficiários de programas assistenciais, como Bolsa Família, Chapéu de Palha, emtre outros segmentos. As vagas são para motoristas que querem renovar, adicionar alguma categoria ou mudar de categoria da CNH.
Até o fim do ano, o órgão irá convocar até 10 mil selecionados que poderão realizar, gratuitamente, todas as etapas para renovação da CNH, adição das categorias A ou B ou mudança de categoria. Para este ano, egressos e liberados do sistema penitenciário, socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) podem se inscrever. As vagas serão distribuídas para as cidades do Interior do Estado e da Região Metropolitana do Recife.
Investimentos
Aproximadamente 1,3 milhões de pessoas já se inscreveram no CNH Popular em seis anos de existência do Programa. Em 2014, a expectativa é de que se inscrevam 400 mil pessoas.

O CNH Popular começou, em 2008, contemplando 900 pessoas e deve fechar 2014 contemplando cerca de 20 mil e investindo cerca de R$ 15 milhões de reais. Entre 2008 a 2013, o Programa investiu mais de cem milhões de reais.
Como Funciona o CNH Popular:
O processo de admissão ao Programa é dividido em três fases:

Ao fazer sua inscrição, exclusivamente através do site www.detran.pe.gov.br, o candidato preenche um cadastro informando a qual segmento pertence (o de desempregados, por exemplo). Além dos dados pessoais, devem ser informados o número de dependentes do candidato, valor da renda, dentre outros.
Finalizado o período de inscrições, será disponibilizada e divulgada, no site do DETRAN/PE, a relação dos selecionados de acordo com a ordem de classificação por segmento.
Os candidatos convocados comparecem ao DETRAN/PE munidos da documentação exigida para cada segmento beneficiado, tendo em vista comprovar as informações prestadas no ato da inscrição.
Fique Atento:
Mudar para categoria C requer que o candidato esteja habilitado na categoria B há, no mínimo, 01 ano, e não tenha cometido infração grave ou gravíssima nos doze meses anteriores ou ser reincidente em infrações médias no mesmo período;

Para mudar para a categoria D, o candidato deve ser maior de 21 anos e estar habilitado na categoria B há, no mínimo 2 anos ou na categoria C, há no mínimo 01 ano. Com relação ao cometimento de infrações, valem as mesmas regras da categoria C.
Para categoria E, o candidato deve ter mais de 21 anos, estar habilitado no mínimo há um ano na categoria C e não ter praticado as infrações já mencionadas.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)