Últimas pesquisas antes das eleições apontam Dilma à frente de Aécio

Antônio Assis
0
JC Online

Vai ser voto a voto. As últimas pesquisas divulgadas sobre a intenção de voto dos eleitores brasileiros para a Presidência da República apontam a candidata do PT, Dilma Rousseff, a frente de Aécio Neves (PSBD). Os dados são das pesquisas Ibope e Datafolha, divulgados no início da noite deste sábado (25).
pesquisa Ibope, realizada nos dias 24 e 25 de outubro, a petista está com 6 pontos de vantagem, com 53% dos votos válidos. Aécio Neves ficou com 47%. A variação em relação à última pesquisa, divulgada em 23 de outubro, foi de um ponto percentual a mais para Aécio e um ponto percentual a menos para Dilma. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 206 municípios, nos dias 24 e 25 de outubro. Com o resultado, Dilma Rousseff encontra-se fora da margem de erro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. 

A Datafolha resultou em empate técnico entre os dois presidenciáveis. Dilma Rousseff ficou com 52% dos votos válidos, contra 48% do candidato do PSDB. No último levantamento, divulgado no dia 23, Dilma tinha 53% e Aécio, 47%. Foram ouvidos 19.318 eleitores em 400 municípios do País nos dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.
Os resultados acima representam apenas os votos válidos, ou seja, sem contabilizar os votos brancos e nulos e os eleiores indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgação do resultado oficial da eleição.
Os dois institutos também divulgaram o levantamento de votos totais. Na pesquisa Datafolha, Dilma Rousseff tem 47%, diante de 43% para Aécio Neves. Votos brancos ou nulos ficaram em 5%. Os eleitores indecisos ficaram em 5% do público entrevistado.
A pesquisa Ibope apontou a candidata petista com 49% das intenções de voto, contra 43% para Aécio. Votos brancos ou nulos ficaram em 5% do total. Eleitores indecisos somaram 3%.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)