Olhar minucioso no envelhecimento

Antônio Assis
0
Cinthya Leite
JC Online

Há 20 anos, os idosos que recorrem ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife, contam com um serviço que fornece assistência à saúde a partir de ações integradas capazes de promover o bem-estar físico, mental e social dessa população. O Centro de Referência em Atendimento à Saúde da Pessoa Idosa (Craspi) foi credenciado pelo Ministério da Saúde em 2002, a partir de um núcleo de atendimento inaugurado no hospital em 1994: o Gero-Huoc.
“É um serviço importante porque cuida de uma demanda cada vez maior”, diz a coordenadora do centro, Marília Siqueira Campos, ao se referir ao aumento mundial da população idosa, que exige um acompanhamento especial por parte dos médicos e demais profissionais de saúde.
Além de proporcionar atendimento ambulatorial em salas dedicadas exclusivamente para consultas de rotina, o Craspi é o único hospital público do Estado a ter leitos de enfermaria específicos (ao todo, são 16) para o setor da geriatria – especialidade médica que abrange desde a promoção do envelhecimento até o tratamento e a reabilitação da população idosa.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)