ONG reforma bicicletas e doa a crianças pobres

Antônio Assis
0
Catraca Livre
Desde novembro, os sábados de Raphael Barros são dedicados a lotar sua Suzuki Samurai verde-escura de bicicletas que estavam abandonadas, empoeiradas e sem uso. Assim como ele, voluntários da ONG Rodas da Paz, de Brasília, reúnem-se para recolhê-las e reformá-las para distribuir a crianças carentes. Nesta época, eles não têm descanso: já foram mais de 400, e a expectativa é chegar a 500 até janeiro.
“A recompensa é ver a reação da criança quando ela recebe um brinquedo que, para a maioria, é básico, mas que ela não teria condições de ter. Ou a expressão da mãe que, todos os dias, pedalava cerca de 30 quilômetros por uma rodovia movimentada, com a filha na cadeirinha, usando uma bicicleta velha e sem nenhuma manutenção, que nós pudemos consertar e deixar em melhores condições de uso e segurança”, afirma o presidente da ONG, o sociólogo Jonas Bertucci.
A Rodas da Paz não faz doações diretamente a pessoas. Reformadas, as bicicletas são entregues a instituições parceiras, sejam escolas da área rural ou entidades assistenciais e comunitárias. Parte delas é repassada aos Correios, que atende aos pedidos feitos por cartas enviadas por crianças que pedem presente ao Papai Noel. Já peças sem condições de uso são reaproveitadas na construção de bicicletas adaptadas a pessoas com deficiência e em projetos de geração de renda, como cursos de mecânica básica oferecidos a comunidades carentes.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)