Sonho de comunidade se transforma em biblioteca

Antônio Assis
0

Foto:Raíssa Vasconcelos//Divulgação


Valéria Oliveira
JC Online
Os moradores de Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, acabam de ganhar a primeira biblioteca comunitária. Instalada em uma das comunidades mais carentes da cidade, a Biblioteca Comunitária Alcides do Nascimento Lins, deve beneficiar cerca de 4 mil pessoas. O espaço, idealizado por jovens do movimento social Núcleo Educacionista de Jaboatão em parceria com a empresa de tecnologia americana Liferay, será inaugurado hoje, às 15h.
O projeto começou há um ano. A comunidade se mobilizou para ajudar, doando livros e outros materiais. “É uma felicidade entregar a biblioteca. Enfrentamos muitas dificuldades e agora todo esse trabalho se materializa”, comenta o presidente do Núcleo Educacionista, Gerson Vicente.
Segundo dados do Índice de Bem-Estar Urbano, a área onde a biblioteca está é carente de serviços públicos. “Queremos mudar essa realidade. Acreditamos que com a biblioteca, alguns indicadores sociais como nível de leitura, número de faltas na escola e evasão diminuam”, afirma.
O imóvel que abriga a biblioteca passou por reforma, custeada pelo programa de apoio a comunidades carentes da Liferay. O espaço conta com salas de leitura, de vídeo, brinquedoteca, e um acervo de 1.500 livros, gibis e mangás. Também haverá contação de histórias e recitais de poesia. “Queremos mostrar que o mundo da leitura não é chato e que é possível fazer viagens maravilhosas”, explica.
A expectativa é de que em breve cheguem computadores ao local. Doações podem ser feitas na biblioteca: Rua Vila Rica, 288.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)