Sindicalistas marcam protesto no Centro do Recife para segunda-feira

Antônio Assis
0
JC Online


No primeiro dia útil após mudanças na Previdência Social, entre elas na concessão do seguro-desemprego, integrantes de seis centrais sindicais marcaram um protesto contra a medida do governo federal para a próxima segunda-feira (2), na Praça do Derby, no Centro do Recife.

A mobilização começará às 7h e os manifestantes sairão em caminhada uma hora depois, pela Avenida Agamenon Magalhães, até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte da capital pernambucana, um percurso de 1,4 quilômetro.



HOJE:
O benefício do abono salarial, cujo valor corresponde a um salário mínimo, é pago uma vez ao ano aos trabalhadores que têm renda mensal de até dois salários mínimos e que trabalharam pelo menos 30 dias no ano anterior. Para receber o abono, também é preciso estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos.
COMO SERÁ:
A mudança está relacionada com o período trabalhado no ano anterior. Em vez de 30 dias, o trabalhador só passará a ter direito ao benefício se comprovar pelos menos seis meses ininterruptos de trabalho com carteira assinada no ano anterior. O valor do benefício, que hoje é de um salário mínimo, passa a ser proporcional ao tempo de serviço trabalhado. A novidade entra em vigor em agosto de 2015, quando se inicia o calendário de pagamento do abono, que segue até o final de junho de 2016. A mudança começa a valer no dia 1º de março.
HOJE:
Tem direito ao seguro-desemprego os trabalhadores demitidos sem justa causa e que tenham trabalhado pelo menos seis meses ininterruptos na mesma empresa. O número de parcelas varia entre três e cinco de acordo com o período trabalhado. Já o valor do benefício é calculado com base nos últimos três meses de salários.
COMO SERÁ:
A mudança atinge o tempo trabalhado. Em vez de seis meses, o período mínimo de trabalho interrupto será de 18 meses para a primeira solicitação do benefício; 12 meses, para a segunda; e seis meses para terceira solicitação. A nova regra entra em vigor no dia 1º de março.
HOJE:
É considerado como um seguro-desemprego destinado ao pescador que exerce sua atividade de forma artesanal, individual ou em regime de economia familiar. O benefício corresponde a um salário mínimo e é pago durante o período em que a pesca é proibida para preservação da espécie (defeso). Hoje o pescador precisa ter feito pelo menos uma contribuição à Previdência e ter registro de pescador há pelo menos um ano. Não é vedado o acúmulo de outros benefícios (assistencial ou previdenciário).
COMO SERÁ:
Será proibido o pagamento do seguro defeso a quem já recebe outros benefícios previdenciários e assistenciais, exceto pensão por morte e auxílio-acidente. Também será preciso comprovar três anos de atividade, um ano de contribuição à Previdência ou venda do pescado. O local para a solicitação do benefício também vai mudar. Em vez de procurar as Superintendências do Trabalho ou postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), será preciso ir até as agências do INSS. A medida entra em vigor no dia 1º de abril.
HOJE:
Os patrões arcam com os primeiros 15 dias de afastamento do trabalhador e o custo restante é assumido pelo INSS. O benefício é calculado com base na média dos 80% dos melhores salários recebidos a contar de julho de 1994.
COMO SERÁ:
As empresas terão que pagar os primeiros 30 dias de licença dos seus funcionários e não mais 15 dias. O cálculo para pagamento do benefício também muda, passando a ser equivalente à média dos últimos 12 salários recebidos. As perícias médicas poderão ser feitas nas empresas que dispõem de serviço médico, desde que fechem convênio com o INSS. A nova regra entre em vigor no dia 1º de março.
HOJE:
Atualmente a pensão por morte é vitalícia para todos os cônjuges (viúvos ou viúvas), independentemente do número de filhos, e pago integralmente (100%). Caso algum dependente perca o direito a receber o benefício (como no caso de filhos que completam 21 anos), o valor da sua parte passa a ser rateado entre os demais dependentes. Também não existe prazo de carência: basta uma única contribuição à Previdência pelo segurado para a família receber o benefício.
COMO SERÁ:
Não será mais concedido pensão vitalícia por morte para os cônjuges jovens, com menos de 44 anos de idade e até 35 anos de expectativa de vida. Para quem tem menos de 44 anos, o benefício passa a ser temporário e dependerá da sobrevida do pensionista. Entre 39 anos e 43 anos, por exemplo, o prazo é de 15 anos; entre 22 e 32 anos, de seis anos, e abaixo de 21 anos, de três anos. Para os cônjuges, também será exigido o tempo mínimo de casamento ou união estável de dois anos.
Valor do benefício - Em vez do pagamento integral de 100% da aposentadoria à família, o valor da pensão por morte passa a ser de 50% (cota familiar), mais 10% por cada dependente. Em qualquer situação, a pensão não excederá 100% do valor do benefício a que o segurado teria direito. Quando um dos dependentes perder o direito do benefício, sua cota individual de 10% não poderá ser revertida aos demais dependentes.

Exemplos: No caso de um casal sem filhos, o cônjuge receberá 50% da cota familiar mais 10% da sua cota individual, no total de 60%.
No caso de um casal com dois filhos menores de 21 anos de idade, o cônjuge viúvo ou viúva receberá 50% da cota familiar mais 10% da sua cota individual, mais 10% para cada filho, num total de 80%.

Em uma terceira situação, numa família composta por mãe e filho, caso essa mãe venha a falecer, o filho menor de 21 anos terá direito a 50% da cota familiar mais 10% da sua cota individual.

Previdência – Em vez de apenas um mês de contribuição, para que a família tenha acesso à pensão, é preciso que o segurado tenha contribuído para a Previdência Social por no mínimo dois anos, com exceção dos casos de acidente no trabalho e doença profissional.
Condenação – A partir de agora, o beneficiário que der causa à morte do segurado, ou seja, tiver culpa pela morte, não tem direito ao benefício. O assunto era tema de polêmica frequente nos tribunais.

As mudanças relacionadas com o benefício de pensão por morte entram em vigor a partir do dia 1º de março, com exceção da exigência de comprovação do tempo de união estável de no mínimo dois anos, que começa a valer a partir de 14 de janeiro; e no caso de condenação do dependente pela morte do segurado, que já está em vigor.
De acordo com o presidente da Força Sindical no Estado, Rinaldo Júnior, o objetivo do grupo é apresentar às pessoas que forem ao órgão quais serão as mudanças. "Muita gente vai dar com a cara na porta na segunda-feira, perdendo direitos que os trabalhadores tinham desde Getúlio Vargas. Quem está pagando a conta da crise é o trabalhador", afirma.


As maioria das mudanças, discutidas há mais de três anos e realizadas por meio das Medidas Provisórias 664 e 665, assinadas pela presidente Dilma Rousseff (PT), no fim do ano passado, entra em vigor a partir deste domingo (1º). Caso não sejam validadas pelo Legislativo, as mudanças deixam de vigorar. "Vamos atuar para conseguir o veto dessas MPs", diz o presidente da Força Sindical.

Entre as principais alterações nas regras, o tempo trabalhado para solicitar o seguro-desemprego passará de seis para 18 meses na primeira solicitação do benefício. Saiba quais são as mudanças:


TAXISTAS - Integrantes da Associação dos Profissionais de Táxi do Recife, quepararam o trânsito no Centro da capital pernambucana em protesto na última terça-feira (24), têm reunião na sede da prefeitura com diversos órgãos a partir das 10h da próxima segunda (2). No entanto, prometem não sair em carreata.

O encontro terá seis diretores da associação de taxistas, além do secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e do Batalhão de Polícia do Trânsito (BPTran). 

Os taxistas reivindicam maior fiscalização para inibir a circulação de veículos de outros municípios no Recife e a isenção do pagamento do curso de formação exigido pela Lei Federal 12.468/2011, que regulamenta a profissão no País. "O secretário não pôde dar uma resposta à categoria sobre isso, mas ficou de estudar para zerar o valor do curso", afirmou o presidente da associação, Sandro Cavalcanti. 

As aulas incluem temas como relações humanas, direção defensiva e primeiros socorros e custam de R$ 150 a R$ 250 em uma das quatro instituições regulamentadas na capital pernambucana. Recife tem mais de 6 mil veículos e 16 mil profissionais.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)