Cerca de 700 presos atendidos no primeiro dia do Defensoria Sem Fronteiras

Antônio Assis
0
Thulio Falcão, com informações de Diego Mendes, da Folha de Pernambuco

Cerca de 700 presos do Complexo Prisional do Curado, Zona Oeste do Recife, foram atendidos na campanha Defensoria Sem Fronteiras. A força-tarefa, que começou nesta segunda (2), contou com 48 defensores públicos de todo o Brasil. O objetivo é atender sete mil pessoas custodiadas nas três unidades do presídio até o dia 13 de março.
O defensor geral Manoel Jerônimo, que solicitou a força-tarefa, considerou como positivo o primeiro dia a ação. Ele espera que 700 presos sejam atendidos diariamente. Ele ainda explicou que o trabalho é feito em etapas, em parceria com o Ministério Público e Judiciário.
Na primeira, os defensores públicos irão conversar com os presidiários no período da manhã. Em seguida, o grupo de apoio seguirá para o Fórum Joana Bezerra para dar entrada aos processos de habeas corpus, regime semiaberto, entre outros.
Defensoria Sem Fronteiras
O programa de ação integrada entre as Defensorias Públicas da União, Estados e do Distrito Federal é promovido pelo Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege). A força-tarefa no Recife é a segunda realizada pelo projeto.

A primeira ocorreu no Paraná em dezembro de 2014. A ação atendeu 4.112 presos em pouco mais de duas semanas. Os resultados foram 651 habeas corpus impetrados, 364 pedidos de remição de penas, 208 de progressões para regime semiaberto, 107 pedidos de comutação de pena e outros benefícios como livramento condicional, indulto, pedido de prescrição, progressões para regime aberto, unificação de penas e prisão domiciliar.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)