Junior Matuto se reúne com comunidades do Chega Mais, Cajueiro e Beira Mar

Antônio Assis
0
Encontro ocorreu na noite desta quinta-feira (28), na comunidade do Chega Mais

Wagner Santos
Folha-PE

Após dois dias de protestos que interditaram as rodovias PE-01 (na ponte do Janga) e PE-22 (próximo à avenida Manepá), realizados por moradores que temem ter suas terras desapropriadas na área do bairro do Engenho Maraguape, além de áreas adjacentes, em Paulista, o prefeito Junior Matuto se reuniu com a população com o objetivo de informar quais estratégias serão colocadas em prática para evitar a desapropriação das terras. O encontro ocorreu na noite desta quinta-feira (28), na comunidade do Chega Mais, que junto com a do Cajueiro e Beira Mar, são as principais afetadas pela venda das terras antes pertencentes à empresa da família Lundgren, e arrematada em um leilão no Rio de Janeiro, pela empresa Boeckmann Comércio e Serviços.

>> Leia Mais

O prefeito estava ausente no período das manifestações, pois estava em Brasília (DF), onde participou da Marcha dos Prefeitos. Ao chegar de volta ao município, ainda ontem, Matuto fez questão de ir à comunidade, como havia antes anunciado. Durante o encontro com os moradores, o gestor anunciou que equipes de assistentes sociais da prefeitura irão realizar um cadastramento das famílias que residem na localidade, a partir das 10h desta sexta-feira (29), na comunidade do Cajueiro, como anunciado por representantes da empresa. O trabalho será coordenado pelas secretarias municipais de Políticas Sociais e de Habitação, com a intenção de formar um banco de dados e apresentar à Boeckmann.

Sobre o prazo que foi dado para que os moradores se retirem, estipulado pelos empresários para o dia 22 de junho, o prefeito garantiu que esta decisão será derrubada. “Vamos encontrar a saída para este caso. Já mantive entendimentos com os empresários, mas é preciso a colaboração de vocês principalmente. Temos que ajudar as assistentes sociais nesse cadastramento, pois, serão esses dados que irão comprovar que ninguém invadiu a terra, pelo contrário, mostraremos a luta de todos para construir as casas”, disse o prefeito.

Ainda durante a reunião, o gestor municipal assegurou que voltará a se reunir com a comunidade durante o processo de cadastramento social. O próximo já está marcado para a próxima quinta-feira (4), às 20h. A proposta é de que já se tenha uma noção do tamanho da área que seria desapropriada, com dados sobre as famílias afetadas, e quais serão os próximos passos a serem adotados.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)