Público do Cine PE vaia homenagem a Eduardo Campos e constrange ex-primeira dama

Antônio Assis
0
Crédito: Mariana Guerra/Divulgação

Larissa Lins
Diário de Pernambuco

A homenagem ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos no Cine PE ocorreu sob vaias na noite do domingo, no Cinema São Luiz. Parte expressiva da plateia se manifestou de forma contundente e constrangeu a viúva e ex-primeira dama Renata Campos, o govenardor Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio. A apresentadora Graça Araújo precisou intervir. "Muito inapropriada essa atitude. Quem não quiser aplaudir, deve permanecer em silêncio, por favor", disse a apresentadora, respondida com mais vaias. 

Renata Campos subiu ao palco para receber o tributo, acompanhada de quatro dos cinco filhos (Maria Eduarda, com o caçula Miguel nos braços, João Henrique e Pedro Henrique). Os dois rapazes se pronunciaram em nome da família, agradecendo a Sandra e Alfredo Bertini, organizadores do festival, pela homenagem. Pedro mencionou as vaias em discurso: "A pedido de um professor da faculdade, vi uma vez um filme que tecia profundas críticas ao posicionamento político do meu pai. E isso faz parte. Me ensinou duas coisas. A primeira é que a cultura pernambucana deve estar acima de qualquer indisposição ou intriga. E a segunda é que, para ser um grande líder, como foi meu pai, é preciso estar disposto a conviver com aplausos e vaias, elogios e críticas." Ele não foi vaiado. Um grito de "resiste, Estelita" ecoou pela sala e gerou novos aplausos.

A memória do escritor Ariano Suassuna também foi festejada e, assim como na homenagem a Campos, foi exibido um vídeo produzido em parceria com o Canal Brasil. A entrega do troféu Calunga de Ouro foi feita pelos organizadores do festival às famílias dos prestigiados.

Continue lendo:

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)