Cremepe dá prazo de 48 horas para reposição de medicamentos no Hospital Oswaldo Cruz

Antônio Assis
0
Cremepe solicitou um posicionamento do Huoc num prazo de 48 horas, a partir desta segunda-feira (Foto: Igo Bione/Acervo JC Imagem)

NE 10

Após receber denúncias do setor de farmácia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro (área central do Recife), de que os estoques de antineoplásticos encontram-se zerados, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) solicitou um posicionamento da unidade num prazo de 48 horas, a partir desta segunda-feira (6/7). Os antineoplásticos são usados no tratamento de pacientes da oncologia e hematologia do Huoc.

No documento enviado ao Cremepe, são listados os medicamentos que estão em falta, como carboplatina, ciclofosfamida, daunorribucina e etoposídeo, entre outros. Na lista, estão 44 tipos de remédios que, segundo o documento, não estão nas prateleiras da farmácia desde os meses de abril e maio. A alegação dada para o desabastecimento da farmácia é a suposta “indisponibilidade de orçamento”.

Considerando a gravidade da situação com a interrupção dos referidos tratamentos, o Cremepe solicita medidas emergenciais e informa que cobrará providências o mais breve possível à Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Sectec), Reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O Huoc é ligado à UPE, cuja assessoria de imprensa informou que a unidade não recebeu uma notificação oficial do Cremepe sobre o prazo da reposição dos medicamentos. A assessoria acrescentou ainda que não tem como detalhar quantos pacientes estão sendo prejudicados com a falta dessas medicações.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)