Especializado no método Suzuki, Instituto de Música Dom da Paz abre vagas

Antônio Assis
0
A didática Suzuki reconhece que toda criança tem talento para aprender música, basta que faça parte de um ambiente confortável, feliz e encorajador.
Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Amanda Duarte
JC Online

Mesmo usando instrumentos de plástico e brinquedos durante as aulas, o Instituto de Música Dom da Paz, no Espinheiro, Zona Norte do Recife, encara o ensino musical com seriedade. O projeto social da Arquidiocese de Olinda e Recife é primeiro centro de Pernambuco especializado no método Suzuki, fundado pelo violinista japonês Shinichi Suzuki. Embora funcione desde agosto de 2014, a Instituição está em reforma para expandir as atividades e atender bebês com menos de dois anos a partir do próximo ano. Para o segundo semestre de 2015, a entidade está com 34 vagas disponíveis. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de agosto. 
As oportunidades são para aulas gratuitas de musicalização infantil para a faixa etária de dois a seis anos, nos turnos manhã e tarde. A preferência é para crianças de comunidades carentes do Recife. As matrículas serão realizadas a partir de um agendamento prévio, por ordem de procura, através dos telefones (81) 3241.1877 ou 9.9867.0020. Os documentos necessários são originais e cópias de certidão de nascimento ou RG do aluno, comprovante de residência e uma foto 3x4. O início das aulas está previsto para a segunda semana de agosto.

"Suzuki não queria preparar apenas instrumentistas, ele queria transformar as pessoas através da música. Para isso, quanto mais cedo começarmos, melhor", explica Aline Lima, coordenadora pedagógica do Instituto. A didática Suzuki reconhece que toda criança tem talento para aprender música, basta que faça parte de um ambiente confortável, feliz e encorajador. Com dois anos, os pequenos já podem participar das aulas de musicalização infantil no Centro. Dos três aos seis, são ministradas aulas de iniciação musical com instrumentos e dos seis aos 14 anos, as crianças são apresentadas à teoria musical. 

Para tornar os alunos mais sensíveis e receptivos ao mundo sonoro, todos os professores do Instituto receberam capacitação no método Suzuki. Os cursos são promovidos pelas Associações Suzuki de São Paulo e das Américas, nos Estados Unidos. "Fizemos um plano pedagógico em cima dos programas dos maiores conservatórios de música do Brasil. Nós queremos que os nossos alunos tenham nível técnico suficiente para concorrerem com estrangeiros em testes de orquestras", continua a coordenadora. 

Ainda segundo Aline, a participação da família nas aulas, proporcionada pelo método Suzuki, expande os resultados. "A relação muda completamente, porque os pais podem participar do aprendizado das crianças. Os alunos ficam mais concentrados, aprendem a cooperar e isso também muda o comportamento na escola". A dona de casa Mércia Laurentino, 38, tem dois filhos no Instituto e sentiu a diferença. "O senso de responsabilidade deles mudou, agora antes da aula de violino eles se programam para dormir cedo, arrumar o quarto. Os laços também se fortaleceram e eles estão mais unidos", comenta.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)