Jovens cientistas do Agreste dão primeiros passos

Antônio Assis
0
Estudantes vão fazer pesquisas de campo e analisa qualidade da água dos poços artesianos da cidade. Foto: Paulo Paiva/DP/ D. A Press

Anamaria Nascimento
Diário de Pernambuco

Observar, entrevistar, comprovar hipóteses, usar linguagem científica, escrever artigos e participar de congressos. Atividades imprescindíveis no ensino superior são pouco comuns nas escolas públicas. Uma das exceções é a Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Alves da Silva, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste. Quando concluem o ensino fundamental, estudantes da escola começam a dar os primeiros passos para a iniciação científica. 

A pesquisa foi adotada como ferramenta didática pela professora de geografia Valdiana Gonçalves, 37 anos, nove deles dedicados à rede estadual de ensino. Depois de trabalhar conteúdos como recursos hídricos, resídios sólidos e saneamento básico em sala de aula, Valdiana ensina os estudantes a planejar e executar trabalhos científicos. 

“Após o contato com a teoria, eles vão fazer pesquisas de campo nas ruas da cidade para analisar, por exemplo, a qualidade da água dos poços artesianos da cidade ou para monitorar a presença de resíduos sólidos no Rio Capibaribe”, explica a professora.

Depois de coletarem os dados, os estudantes, com idades entre 15 e 18 anos, escrevem artigos científicos. Algumas produções chegam a ser apresentadas em congressos. “O principal objetivo do projeto é aproximar os alunos da academia. Quando chegam ao ensino médio, eles sentem que o ensino superior é algo muito distante deles, veem a universidade como um bicho-papão. Quero desmistificar isso”, ressalta a professora. 
Além de possibilitar que os adolescentes aprendam os conteúdos do currículo escolar, a professora estimula os estudantes a se tornarem mais autônomos. “Passei a ver o meio ambiente de forma diferente, além de ter percebido que posso pesquisar como um estudante de nível superior”, conta Adriel Nascimento, 16.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)