Monte Guararapes com acesso restrito

Antônio Assis
0
Rosália Vasconcelos
Diário de Pernambuco

Quatro postos de controle de via urbana serão instalados, pelo Exército Brasileiro, nos principais acessos do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, no município de Jaboatão, Região Metropolitana do Recife (RMR). A medida é para reduzir o fluxo de veículos na área histórica. Os pontos de bloqueio nos Montes Guararapes começam a funcionar a partir do próximo dia 01 de agosto, nos acessos da Estrada da Batalha, da BR-101, da Comunidade Córrego da Batalha e do Campos Guararapes. Já no dia 09 de agosto, o acesso à BR-101 através da Estrada do Cajá - mais conhecida como Rua dos Sonhos -, será interditado para os veículos automotores. 

Segundo o Exército Brasileiro, as medidas visam proteger o patrimônio tombado, a área militar, além de garantir a segurança dos moradores da região. Para acessar através de um dos pontos bloqueados, o motorista vai precisar se identificar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e documento do veículo. Quem circular pelo local será alertado sobre as modificações do trânsito dentro do parque, cuja responsabilidade de preservação é do Exército Brasileiro. 

“Todos os dias, centenas de veículos utilizam os acessos do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, que são exclusivos para pedestres, danificando uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pondo em risco os moradores do entorno e os visitantes”, justificou, em nota, o Comando da 7ª Região Militar. A instituição não soube quantificar qual o fluxo diário de carros na área. 

Segundo os moradores, os acessos dos Montes Guararapes são utilizados por quem trafega pela BR-101 ou pela Estrada da Batalha e quer fugir dos constantes congestionamentos em outras vias. Enquanto os veículos usam as vias dos Montes Guararapes como atalho para fugir do trânsito, os equipamentos históricos dão o tom de abandono. No Mirante André Vidal de Negreiros, os bancos estão quebrados e na praça ao lado as sinalizações turísticas foram arrancadas enquanto o mato cresce. A Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, pelo aspecto precário, também aparenta estar abandonada.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)