O Rei da Sucata de Olinda

Antônio Assis
0
Paulo Trigueiro
Diário de Pernambuco

As milhares de garrafas pet no canal Lava-Tripas, em Olinda, há anos fazem parte da paisagem local. O lixo arremessado pelos próprios moradores volta a obstruir a passagem da água suja em direção ao Rio Beberibe tão logo a prefeitura realiza a limpeza do canal. Mas, o que para muitos é um enorme problema, para catadores de recicláveis como Otacílio José da Silva Filho, 66, tornou-se uma solução para as dificuldades financeiras.

Há quatro anos sob a coroa do Rei da Sucata, como Otacílio se autointitula, todo o material feito de alumínio, ferro ou plástico tem endereço certo: a sua inseparável carrocinha azul. Cada quilo que ela consguir transportar é trocado por R$ 0,50. E a majestade dos recicláveis chega a arrecadar R$ 25 em um dia. São 50kg. Mas o número de viagens diárias até o depósito variam. “Depende da resistência, porque o corpo dói. O joelho, as costas, tudo isso vai cansando”, contou.

Otacílio trabalha todos as manhãs, inclusive aos domingos. “Melhor que estar por aí bebendo, né? Por volta das 14h volto para minha casa, que fica numa rua atrás da Kennedy e almoço com minha mulher”, explicou. Anteriormente, ele trabalhava como pintor de carros, ocupação que, apesar de gostar, não lhe rendia o retorno financeiro que a reciclagem garante. “Trabalhava para os outros, então terminava o mês sem ver a cor do dinheiro.”

Atualmente, os negócios para Otacílio estão quase sempre bons. Porque no Lava-Tripas, só falta material no dia da limpeza semestral. Quando perguntado sobre onde estão os outros catadores, ele é categórico: “Só pegam o suficiente para compar um litro de cachaça e vão embora. Se eles soubessem que o canal para o lado de aguazinha é ainda melhor…”

Saiba mais:

Olinda tem 34 canais
Todos são limpos pelo menos 2 vezes ao ano
A última limpeza foi realizada em abril

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)