Voluntariômetro ultrapassa 155 mil horas doadas no Dia Nacional do Voluntariado

Antônio Assis
0
Voluntariômetro faz o registro das horas dedicados pelos recifenses ao trabalho social.
Foto: Edmar Melo/JC Imagem

JC Online

O voluntariômetro do Recife ultrapassou nesta sexta-feira (28), no Dia Nacional do Voluntariado, a marca de 155 mil horas doadas por voluntários na cidade. O número equivale a cerca de 50 mil horas registradas por mês desde sua inauguração, em julho. O equipamento, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao viaduto Joana Bezerra, área central da cidade, registra o tempo que as pessoas cadastradas no projeto Transforma Recife dedicam ao trabalho social.

A ação, idealizada pela prefeitura, tem como objetivo despertar a população para a atividade filantrópica através de uma plataforma na internet que liga as organizações não governamentais (ONGs) a quem tem vontade de ajudar. Em pouco mais de um ano, o projeto mobilizou 30,4 mil voluntários, que realizam as mais diversas atividades nas 340 instituições beneficentes cadastradas no site.

“O site age como uma espécie de rede social, realizando uma troca de informações. É um facilitador. Através do cadastro, a pessoa seleciona preferências de atuação, localização, horários e causa ideal. Por outro lado, as entidades se cadastram indicando as necessidades para ampliarem os trabalhos”, explica o coordenador do Transforma Recife, Fábio Silva. Ele explica que, para realizar o cadastro, basta acessar a plataforma digital. Os contatos posteriores são realizados através endereço eletrônico.

Pollyana Dias, 36, presidente da ONG Aliança de Mães de Famílias Raras (Amar), relatou ter enfrentado várias dificuldades na busca de pessoas dispostas a apoiar sua casa. A entidade dá assistência a famílias de crianças portadoras de doenças raras. “São meninos diferentes, totalmente dependentes. Era difícil encontrar voluntários”, conta. “Com o site, ampliamos bastante o número de apoiadores. Gente que realmente se interesse e quer cuidar dessas crianças como pode”, comemora Pollyana.

Em comemoração ao dia do voluntariado, o projeto cultural Recife Antigo de Coração contará com a apresentação do grupo Meninas de Dois Unidos, amanhã, das 9h às 12h, na Avenida Alfredo Lisboa. A festa será celebrada ainda com shows das artistas Adriana B, Cristina Amaral e Polyana Resende. Além disso, dez voluntários serão homenageados com o corte de um bolo comemorativo.

Para participar do Transforma Recife, basta acessar o site: www.transformarecife.com.br ou ligar para o número (81) 3355-3739. A sede do projeto fica localizada na Rua do Bom Jesus, 180, no Bairro do Recife.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)