No Dia do Rio Capibaribe, barqueata cobra atenção da população e de autoridades

Antônio Assis
0
Marcílio Albuquerque e Priscilla Costa

Folha-PE

Ele nasce na Serra de Jacarará, na divisa de Jataúba e Poção, no Agreste, e é responsável por banhar 42 municípios de Pernambuco, garantindo o sustento de muitas comunidades ribeirinhas. Hoje, Dia do Capibaribe, as atenções serão todas voltadas para o rio. Quarenta e dois pescadores realizam, na manhã de hoje, uma "barqueata" com um único apelo: chamar a atenção da população e autoridades para a situação degratante que se encontra o recurso. Com faixas escritas "Navegar é preciso, mas para navegar é preciso sanear - O Capibaribe pede socorro", eles partirão da altura da rampa do Departamento de Remo do Sport, na Ilha do Retiro, Zona Oeste do Recife, rumo à Assembleia Legislativa de Pernambuco, no Centro. A concentração será no Capibar, sede da ONG, às 8h, com um grande café da manhã.
Antes de realizar o protesto nas águas do Capibaribe, os pescadores vão se dividir em grupos. Uma parte vai se dirigir à avenida Beira-Rio, com o objetivo de recolher o lixo situado às margens do Capibaribe. Outra, permanecerá no Capibar e, juntamente a representantes da Fundação SOS Mata Atlântica, irá coletar, em vidrinhos, amostras da água. A intenção é avaliar a salinidade, oxigênio, PH da água e o índice de coliformes fecais existente no rio. A coleta, que faz parte do projeto "Observando Rios", será feita durante dez meses. A próxima está programada para o próximo dia 23 de dezembro. Os dados coletados ficarão disponíveis por meio do site https://www.sosma.org.br/projeto/rede-das-aguas/educacao-ambiental/observando-os-rios/. Participam do movimento alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e das escolas de referência Joaquim Nabuco e Silva Jardim.

Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Alternativa para o transporte só ficará pronta em 2017

"O nosso trabalho não é só pelo rio, mas pela Cidade como um todo, porque o rio é o reflexo de uma cidade. Não adianta fazer projetos de navegabilidade, sem voltar os olhos para a situação em que o rio se encontra. Tem que sanear. Além disso, o Capibaribe é fonte de sustento de tanta gente e ele tem que ser preservado. Espero que esse ato sirva de alerta", é o que espera uma das fundadoras da ONG Recapibaribe, Socorro Cantanhede. Todos os pescadores receberão uma ajuda de custo de R$ 80. O barco que conseguir "pescar" mais lixo do rio receberá uma premiação surpresa. Para os demais haverá sorteio de cesta básica. O sorteio e o balanço da quantidade do lixo retirada será feita ao final da "passeata", no Cais da Aurora, onde fica a Alepe. Parte de todo o lixo retirado do rio vai compor a decoração do Capibar, método adotado por Socorro há anos. O que não servir para reaproveitamento será recolhido e levado ao aterro sanitário da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Para isso, a Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) vai dispor um caminhão.

NAVEGABILIDADE
A utilização das águas do rio Capibaribe como alternativa para o transporte público de passageiros também aguarda para sair do papel. Lançado ainda em 2012, a nova promessa de conclusão é para 2017. Após todo o imbróglio envolvendo o repasse de verbas do Governo Federal, a Secretaria Estadual das Cidades mantém o discurso de que os canteiros de obras das estações de embarque e desembarque foram retomados em Santana e na BR-101, na Zona Oeste do Recife. Com investimentos na ordem de R$ 200 milhões, o projeto ainda aguarda o sinal verde da Marinha para a sinalização náutica, assim como a retomada da dragagem.

“Não conseguimos atingir a velocidade esperada, mas os trabalhos devem continuar. Estamos analisando o novo calendário apresentado pela construtora, para otimizar o tempo da execução. As negociações para a concessão da linha também vão avançar. Dentro de um ano e meio já teremos uma nova realidade”, explicou a secretária executiva Ana Suassuna, coordenadora do projeto Rios da Gente. O primeiro ramal, com 11 km, ligará o Centro à Zona Oeste. O segundo, com três km, segue até as imediações do Shopping Tacaruna. Já o terceiro intervalo do projeto, com oito km, pretende encurtar a distância até à Zona Sul. Este último ainda sem previsão de implantação. Ao todo seis estações e 12 barcos, devem compor o serviço.

FAUNA
Quem vê o rio Capibaribe não imagina a diversidade faunística que habita o recurso, mesmo com todo o lixo e esgoto despejado quase que sem tratamento no rio. Conforme trazido pela Folha, durante levantamento feito por biólogos das universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE) foram identificados pelo menos sete espécies de répteis, nove mamíferos, dez crustáceos e moluscos, 24 peixes e 40 aves. A pesquisa é uma das etapas do projeto da gestão municipal Parque Capibaribe - Caminho das Capivaras, corredor para pedestres e ciclistas às margens do rio Capibaribe, que integrará parques, praças e equipamentos públicos. Nas expedições, foi possível avistar raridades como a garça-azul e o jacaré-de-papo-amarelo, presente ao longo de todo o rio.

Entre os 21 bairros mapeados durante as pesquisas, são nos bairros da Várzea e Caxangá que se concentra a maior diversidade de bichos, sendo encontrados em maior evidência mamíferos, aves e peixes. A explicação é simples: são nessas áreas que se concentra uma maior cobertura vegetal às margens do Capibaribe, as chamadas matas ciliares. Além disso, o índice de salinidade nesses trechos é quase nulo. Conforme dito anteriormente, a professora da UFRPE Adélia Oliveira, reafirma a sua postura: "As áreas da Várzea e Caxangá, principalmente, têm que ser olhadas com muito carinho. Até porque, o processo de urbanização não chegou por lá, então, se faz importante que se preserve. A sobrevivência do Capibaribe e sua fauna também depende da gente", apela.

PASSEIO - Em comemoração ao Dia do Rio Capibaribe, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife vai promover, neste sábado, um passeio de barco aberto ao público, partindo do Bairro do Recife. Serão disponibilizadas 30 vagas e os interessados devem fazer pré-inscrição pelo telefone 3355-5808, das 9h às 17h. O catamarã sairá às 8h e, para embarcar, é necessário que os inscritos levem documento de identificação.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)