Mercedes-Benz coloca 1,5 mil funcionários em licença remunerada em fábrica de SP

Antônio Assis
0
Folhapress

A Mercedes-Benz informou nesta quinta-feira (11) que irá colocar 1.500 trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, em regime de licença remunerada a partir da próxima quarta (17).

De acordo com a montadora, a decisão é por tempo indeterminado. A empresa, porém, afirma que poderá rever a estratégia a partir de maio, dependendo das condições do mercado.

A Mercedes já havia aderido ao PPE (Plano de Proteção ao Emprego), que reduz jornadas de trabalho e salários, em setembro.

Ao todo, a montadora conta com cerca de 7.000 funcionários na planta de São Bernardo, onde produz ônibus e caminhões.

Segundo a empresa, a decisão foi tomada após a constatação de que as dificuldades enfrentadas no mercado brasileiros irão persistir ao longo deste ano.

Mau momento

As montadores de veículos enfrentam um mau momento no mercado brasileiro, com queda nas vendas e também na produção.

O número de empregados nas fabricantes filiadas à Anfavea (associação nacional das montadoras) caiu 10,2% em janeiro de 2016 em relação ao mesmo mês de 2015.

Já as vendas de carros leves e de veículos pesados tiveram queda de 38,8% entre os meses de janeiro de 2016 e de 2015.

De acordo com dados da Anfavea, as fabricantes de autos cortaram cerca de 28 mil postos de trabalho nos últimos dois anos, fechando 2015 com 130 mil contratados. Nesse período, novas empresas começaram a produzir no Brasil, como a Chery, a BMW e a Audi, o que evitou uma queda ainda maior nas vagas.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)