Teste rápido para detectar zika no sangue já na próxima semana

Antônio Assis
0
Folha-PE

Um teste rápido que detecta a presença do zika no sangue começará a ser usado na próxima segunda-feira por um laboratório da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O exame identificará a presença do vírus num prazo de cinco horas. Hoje, o resultado dos testes disponíveis demora até uma semana.

A ação faz parte de uma força-tarefa que inclui a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e tem como objetivo unir esforços, com pesquisadores das três instituições, para desenvolver ações em relação a doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Além do zika, o mosquito transmite a dengue e a febre chikungunya.

Segundo a docente Clarice Arns, que coordena o trabalho, o teste rápido é diferente de exames sorológicos feitos para detectar dengue. “Ele é rápido por ser molecular. O paciente tem de estar doente para que o vírus circulante seja detectado”, afirmou.

De acordo com ela, o exame não é inédito e consiste em uma adaptação do teste rápido já usado para detectar a dengue. Ao menos inicialmente, serão atendidos apenas casos encaminhados pelo Hospital das Clínicas da Unicamp. O laboratório já está pronto, à espera dos exames.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)