Jovem sofre queimaduras de segundo grau após acidente com acetona

Antônio Assis
0
Renata Coutinho
Folha-PE

Uma jovem de 17 anos sofreu queimaduras de segundo grau após tentar acender um cigarro depois de remover esmalte das unhas com acetona. O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (29), em Brasília Teimosa. A adolescente teve traumas no rosto, pescoço, tórax e abdômen. O pai e namorado da vítima também foram atingidos pelas chamas.

A adolescente foi levada para o setor de queimados do Hospital da Restauração (HR), na área Central do Recife. Ao chefe da unidade, Marcos Barretto, ela disse que estava retirando o esmalte, quando parou para acender o cigarro. "A acetona entrou em combustão e houve um incêndio nas roupas da vítima. Ela sofreu várias queimaduras na tentativa de apagar as chamas".

Segundo Marcos Barretto, a garota já passou por hidratação e alguns tratamentos. Nesta sexta (29), ela passou por um processo cirúrgico. "Retiramos toda a pele morta, limpamos as feridas e fizemos curativo. No domingo, um novo procedimento deve ser feito", disse o chefe do setor de queimados do HR.

Embora o quadro de saúde esteja estável, Barretto informou que a paciente pode apresentar ainda uma lesão inalatória. "Ela teve o rosto e nariz queimados e pode ter inspirado a fumaça e ocorrido a lesão inalatória. Só vamos saber dos riscos daqui a quatro ou cinco dias, quando os sintomas aparecem, mas ela está falando bem e não tá rouca".

Caso
A irmã de 15 anos da vítima contou que, durante o incêndio, a família perdeu a chave da casa. O portão da casa precisou ser arrombada por moradores do local para a adolescente ser socorrida. A blusa foi toda queimada.

O namorado da vítima sofreu queimaduras leves e não precisou de atendimento. Já o pai foi socorrido e liberado ainda na madrugada desta sexta-feira (29). A adolescente sofreu queimaduras de segundo grau em 25% do corpo. Elas podem se estender a de terceiro grau. Ela deve ficar internada no HR nas próximas três semanas.

Acetona
O chefe do setor de queimados do HR comentou que queimaduras com acetona são comuns. "Há várias entradas desse tipo de acidente aqui no hospital. Existe ainda tentativa de suicídio com acetona, em que as pessoas utilizam o líquido nas roupas e depois colocam fogo", explicou Marcos Barretto.

A acetona é um líquido que fácil combustão, pontuou Barretto. "É um grande risco de acontece um acidente quando há algum agente aceso ou aquecido, como uma vela, cigarro ou palito de fósforo".

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)