Colômbia e Farc têm acordo histórico de cessar-fogo

Antônio Assis
0
Presidente cubano Raúl Castro (centro), presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos (à esq.) e líder das Farc, Rodrigo Londono, comemoram após assinar acordo de cessar-fogo em uma cerimônia em Havana - ALEXANDRE MENEGHINI / REUTERS

É a primeira vez desde 1984 que as partes acordam uma trégua bilateral

O Globo

Em uma cerimônia em Havana, o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) assinaram nesta quinta-feira um acordo histórico decretando o cessar-fogo definitivo entre as partes e a entrega de armas pelos guerrilheiros. É a primeira vez desde 1984 que ambos os lados acordam uma trégua bilateral, num passo decisivo para a conclusão das negociações de paz que marcarão o fim do mais antigo confronto armado no hemisfério.

O anúncio foi feito pelos delegados dos países mediadores — Cuba e Noruega —, na presença do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, do principal líder das Farc, Rodrigo Londoño, conhecido como Timochenko, e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, entre outras personalidades.

— Hoje é um dia histórico para o nosso país depois de mais de 50 anos de enfrentamentos, mortes, atentados e dor. Colocamos fim ao conflito armado com as Farc — afirmou Santos. — Chegou a hora de vivermos sem guerra, chegou a hora de sermos um país em paz, um país com esperança. O acordo dará tranquilidade a todos os colombianos. O fim das hostilidades ficará assegurado. Tudo isso será supervisionado por observadores internacionais.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)