Artes e monumentos históricos no nosso caminho no Recife

Antônio Assis
0
Marcílio Albuquerque
Folha-PE

Pedaços da história estão na ruas. No caminho para o trabalho, perto da faculdade ou na praça bem ao lado da sua casa. São monumentos que você vê todo dia e talvez não conheça. Segundo especialistas, faltam políticas públicas e também consciência da população sobre eles. Durante três domingos, a Folha de Pernambuco trará algumas dessas artes no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Nesta edição você fará um passeio por pontos importantes da Capital. Conheça abaixo três pontos históricos


Cinco Continentes - Aeroporto dos Guararapes 
O painel batizado de Cinco Continentes é uma obra de 2004 assinada pelo paraibano João Câmara Filho. Fica localizada no hall do Aeroporto Internacional dos Guararapes, na avenida Mascarenhas de Morais, Imbiribeira. A peça tem cerca de 20 metros de largura, por 3,5 metros de altura. Traz figuras humanas voadoras, com menções também ao dirigível Zeppelin, aves e também ao papagaio utilizado por crianças.

Parque das Esculturas - Bairro do Recife 
Construído em 2000 sobre o molhe do porto do Recife, diante do Marco Zero. A inciativa se deu em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil. São cerca de 100 esculturas do artista Francisco Brennand, sendo a principal obra batizada de Coluna de Cristal. A estrutura conta com 32 metros de altura, sendo confeccionada em argila e bronze. A peça mais recente é uma serpente marinha, com 22 metros de comprimento e 1,4 metros de largura. Essa ainda aguarda inauguração oficial.

Memorial aos Retirantes - Boa Viagem 
Peça concebida por Abelardo da Hora, em 2008, está localizada no parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O equipamento faz homenagem à mãe do ex-presidente Lula, Eurídece Ferreira de Melo, conhecida como Dona Lindu, que saiu de Caetés, no interior de Pernambuco, para São Paulo levando com ela os oito filhos. A ideia é retratar o dilema de nordestinos, obrigados a deixar a terra em direção ao Sudeste, em busca de emprego e melhores condições de vida.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)