Confira 10 nomes curiosos de operações da Polícia Federal

Antônio Assis
0
Nomes curiosos estão sendo utilizados para batizar operações da PF desde 2002
Foto: Agência Brasil

JC Online

A Polícia Federal realiza diversas operações por ano, muitas delas batizadas com nomes curiosos, mas nesta terça-feira (18), o trocadilho utilizado na Operação For All, que tem como alvo uma banda de forró, alcançou grande repercussão nas redes sociais, com várias pessoas destacando a criatividade de quem inventa os nomes das investigações. Há quem diga que é o emprego dos sonhos, e se houver concurso para a vaga, inscrições não vão faltar, principalmente dos usuários do Twitter.

Confira as reações:


emprego dos sonhos: batizador das operações da polícia federal




Emprego dos sonhos: pessoa que dá nome pras operações da Policia Federal




eu amo a pessoa que cria o nome das operações da polícia federal vão investigar bandas e casa de forró e o nome é FOR ALL



Se fosse pra eu ser da polícia queria ser Federal só pra ter essas ideias para os nomes das operações...https://twitter.com/alexroal1/status/788346864626204672 …



Eu queria muito participar do brainstorming pra decidir os nomes de operações da Polícia Federal, um melhor que o outro hahahah


De acordo com a revista Superinteressante, essa onda de batizar operações com nomes divertidos começou em 2002, com a Operação Arca de Noé contra o jogo do bicho em Mato Grosso. Há indícios de que a ideia surgiu do ex-diretor-executivo Zulmar Pimentel.

Os nomes podiam até ser sugeridos por delegados, mas era ele quem aprovava e até as trocava se achasse preciso. O oficial foi afastado em 2007, suspeito de compartilhar informações sigilosas na Operação Navalha, objeto que corta a pessoa que o utiliza.

Confira o significado da For All e de outras operações da PF:

Operação For All

A For All faz referência à expressão em inglês "for all" (para todos), uma vez que existem notícias de que no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir uma ferrovia, promoviam bailes abertos ao público (for all). Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos. Forró é o principal ramo de atividade do grupo investigado.

Operação Barba Negra

Com o mesmo nome de um dos piratas mais conhecidos, a Operação Barba Negra desarticulou uma organização criminosa especializada na prática de crimes contra direitos autorais pela internet, a conhecida pirataria.

Operação Good Vibes

Com nome que faz alusão à gíria usada para descrever o efeito do ecstasy. A operação prendeu integrantes de uma quadrilha que atuava no tráfico de drogas sintéticas em Belo Horizonte (MG).

Operação Ctrl + Alt + Del

Nessa operação, em 2006, a PF mirou um grupo que usava a Internet para roubar senhas de usuários de serviços de banco online. A combinação de teclas Ctrl+Alt+Del permite fechar processos que estão causando instabilidade no computador.

Operação "Que país é esse?"

Essa fase da Operação Lava Jato que prendeu o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque pela segunda vez, em março de 2015, foi batizada pelos delegados com a mesma indagação feita por Renato ao ser preso pela primeira vez em novembro de 2014

Operação Salve Jorge

A operação que desarticulou um esquema de tráfico humano em julho de 2016 foi batizada com o mesmo nome de uma novela da Rede Globo que abordava o tema.

Operação Pixuleco

Assim que a investigação foi deflagrada contra o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, a palavra esquisita logo ganhou destaque. Segundo o empreiteiro Ricardo Pessoa, o termo era usado pelo tesoureiro do PT João Vaccari Neto para tratar do dinheiro cobrado de empreiteiras do cartel que atuava na Petrobras.

Operação Hidra de Lerna

Também há influência da mitologia grega na escolha dos nomes das operações da PF. A Hidra de Lerna era um monstro que tinha corpo de dragão e sete cabeças de serpentes. A operação investigou um esquema de financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia e outro de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades.

Operação Pinóquio

A Operação Pinóquio, inspirada na história do boneco de madeira cujo nariz crescia sempre que ele mentira, foi deflagrada em 2009 contra um grupu que utilizava documentação falsa para extrair, transportar e comercializar madeira em Mato Grosso. 

Operação Arquivo X

Além de ser o nome de uma série de televisão norte-americana de ficção científica, Arquivo X é o nome de uma operação deflagrada para investigar um grupo empresarial que tinha como marca a colocação de um “X” nos nomes das pessoas jurídicas integrantes do seu conglomerado.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)