Datafolha: Geraldo Julio 47%; João Paulo 34%

Antônio Assis
0
Alex Ribeiro
Folha-PE

A primeira pesquisa do instituto Datafolha com as intenções de voto para o segundo turno à Prefeitura do Recife, divulgada nesta quarta-feira (12), mostrou que o prefeito Geraldo Julio (PSB) saiu na frente nesta etapa final da disputa. Ele aparece com 47%. O candidato João Paulo (PT) está com 34%. Os votos brancos, nulos ou indecisos são de 13%; os que não sabem ou não quiseram responder são de 6%.

Nos votos totais Geraldo Julio aparece com 58%, já João Paulo tem 42%. Neste levantamento são excluídos os votos brancos, nulos ou aqueles que se declaram indecisos. Este tipo de metodologia é também utilizado pela Justiça Eleitoral quando é revelado o resultado final da eleição. 

O Datafolha também detalhou a migração das intenções de votos dos eleitores que votaram em Daniel Coelho (PSDB) e Priscila Krause (DEM) no primeiro turno do pleito. Entre aqueles que tinham votado no tucano 50% optaram por Geraldo Julio, já 26% escolheram João Paulo. 

Já os eleitores que votaram em Priscila Krause 47% optaram por Geraldo Julio e 25% em João Paulo. 

Este levantamento aponta duas hipóteses: a primeira é que os eleitores do tucano e da democrata tem preferência que o PT não consiga alçar o poder novamente, pois os dois partidos fazem oposição nacionalmente ao Partido dos Trabalhadores e foram ativos a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT); a segunda é a identificação do eleitor de Daniel e Priscila mais com o projeto do PSB do que com o do PT.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. De acordo com o instituto Datafolha, isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado mostrar a realidade é de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O Instituto Datafolha conversou com 1023 eleitores, com 16 anos ou mais, no dia 11 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo PE-05480/2016. 

No primeiro turno Geraldo Julio terminou com 49,34% das intenções do voto, quase vencendo nessa etapa da disputa. Já João Paulo teve 23,76%.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)