Novo secretário da SDS tem perfil polêmico

Antônio Assis
0

Posts no perfil de Angelo Fernandes Gioia

Blog da Folha

O novo secretário da Defesa Social, Ângelo Fernandes Gioia, tem um perfil de linha dura, de não ter medo de polêmica e de ser é defensor da redução da maioridade penal. Ele já chegou a ser acusado por um delegado da PF de perseguição.

No processo, o delegado Leonardo de Sousa Tavares afirmou que a superintendência do Rio, comandada por Gioia, estaria promovendo um “desmonte enviesado e progressivo da estrutura policial no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) para dar guarida a um suposto esquema de contrabando e descaminho com a participação de servidores da Receita Federal e a conivência de delegados da PF”. E acusou Gioia de o estar perseguindo.

Neste processo, ele foi absolvido em 2ª instância pelo Tribunal Regional Federal da 2º Região.

O delegado aposentado da Polícia Federal Ângelo Gioia tem o nome citado em outro processo que na Justiça Federal. É o que registra publicação no Diário Oficial do TRF do Rio, que aponta que um recurso dele, em ação de improbidade administrativa, está pautado para ser julgado no dia 18 de outubro.

O delegado aposentado também gosta de polêmica. Ele já se posicionou, em postagens em seu perfil no Facebook, a favor da redução da maioridade penal. A posição diverge da externada pelo governador Paulo Câmara (PSB), a quem coube escolher o seu nome para ser o novo secretário.

Um documento contra a medida em discussão no Congresso Nacional tem assinatura de Paulo Câmara, assim como de outros governadores do Nordeste. Também integram a lista Flávio Dino (Maranhão), Camilo Santana (Ceará), Ricardo Coutinho (Paraíba), Wellington dias (Piauí) e Rui Costa (Bahia).

Numa das postagens do Facebook, Gioia compartilha uma matéria do jornal O Estado de S. Paulo que diz que "7 em cada 10 atos infracionais em SP envolvem adolescentes de 16 a 18 anos", e escreve: "Para os desinformados que vivem alardeando que menos de 1% dos menores cometem atos infracionais/crimes".

Em outro caso, que relata a morte de um homem, de 33 anos, na frente da filha de sete anos. O post é de 15 de junho de 2015 e, na ocasião, ele escreveu: "Mais um para cumprir medida sócio-educativa. Se você defende isso, aproveita para adotar um desses menores".

Ângelo Gioia assume a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) no lugar de Alessandro Carvalho. A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (6).

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)