Betinho propõe limitar doações de candidato à própria campanha

Antônio Assis
0
Betinho Gomes é deputado federal pelo PSDBFoto: Clemilson Campos/Folha de Pernambuco

Blog da folha

O vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados, deputado Betinho Gomes (PSDB), apresentou um projeto de Lei para limitar o valor das doações dos candidatos a suas próprias campanhas eleitorais. O parlamentar é membro da comissão especial que aprecia propostas de reforma política. 

Pela proposta do tucano, a autodoação pelos candidatos na corrida eleitoral fica limitada a, no máximo, metade de todo o valor previsto para a campanha. Para o deputado pernambucano, pelo texto proposto, é possível haver eleições mais “equilibradas” sem favorecer os candidatos mais ricos. 

"A alteração proposta tem o intuito de tornar as disputas eleitorais ainda mais equilibradas, evitando que, num cenário de escassez de recursos por parte das agremiações partidárias, candidatos de elevado poder econômico possam ser beneficiados frente aos demais", justificou. 

Em Belo Horizonte, na recém disputada eleição, um dos candidatos declarou doações de R$ 2,2 milhões, mais de 80% dos bens que havia registrado (R$ 2,7 milhões).

"Diante dessa nova realidade, pretende-se estimular o debate sobre a questão, notadamente no âmbito da comissão especial destinada a analisar, estudar e formular proposições relacionadas à Reforma Política, recentemente instalada nesta Casa Legislativa, com vistas a que se promova mais um aperfeiçoamento nas instituições democráticas de nosso País, beneficiando todo o sistema político", acrescentou o parlamentar.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)