terça-feira, 1 de novembro de 2016

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Dia de Finados

Centros comerciais, equipamentos de lazer e saúde abrem em regimes especial neste feriado de Dia de FinadosFoto: Paccelly Viana/Folha de Pernambuco

Folha-PE
Nesta quarta-feira (02), quando é comemorado no País o Dia de Finados, equipamentos públicos, centros comerciais e de saúde funcionam em horário especial. Confira o que abre e o que fecha na Região Metropolitana do Recife:
Comércio de Centro e Bairros

Lojas do Centro e de bairros operam facultativamente. A Ferreira Costa informa que abre suas unidades Imbiribeira e Tamarineira das 9h às 18h. 

Shoppings 

Shopping Recife
Funciona das 12h às 21h

Shopping Tacaruna
Funciona das 12h às 21h

RioMar Shopping
Funciona das 12h às 21h

Plaza Shopping
Funciona das 12h às 21h

Shopping Boa Vista
Funciona das 11h às 19h; Game Station, das 11h às 21h 

Paço Alfândega
Funciona as 12h às 21h

Shopping Guararapes
O Hiper Bompreço abre às 8h. Lojas, praça de alimentação e Game Station abrem às 9h. Bancos não abrem. Cinemas abrem conforme programação. As operações acabam às 22h. 

Paulista North Way Shopping
Funciona das 9h às 22h;

Shopping Costa Dourada
O Arcovita funciona entre 8h e 20h; as lojas, entre 12h e 20h; as praças de alimentação e gourmet, quiosques e Playtoy funcionam entre 11h e 21h

No Recife, não haverá expediente nos órgãos da Prefeitura do Recife, mas diversos equipamentos de saúde, lazer e cultura funcionam em horário especial.

Turismo e lazer
A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funciona entre 7h e 16h. 

Em Boa Viagem, o Lazer na Rua do Segundo Jardim de Boa Viagem funciona das 8h às 20h. 

As Academias Recife não funcionarão.

O Jardim Botânico do Recife abre das 9h às 15h30, mas não serão oferecidas trilhas monitoradas.

Cultura
O Sítio Trindade estará aberto a partir das 5h até as 19h. 

No Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas, é possível conferir a exposição Doc(e) Recife, que conta a história da cidade a partir do açúcar, ou a exposição coletiva 'Amar, (des)Armar', que reúne 33 fotografias de diversos autores explorando as possibilidades do tema “amor”. Funciona das 9h às 17h.

As Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechadas. Assim como o Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha.

Mercados e feiras livres

Mercados públicos e feiras novas de Água Fria e de Nova Descoberta funcionam das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores não funcionarão. Já as feiras livres dos bairros acontecem normalmente.

Saúde

As quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. 

As Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas. 

O Hospital da Mulher do Recife (HMR), no bairro do Curado, funciona normalmente para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos também funciona normalmente, com atendimento multidisciplinar.

As Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) terão atendimento 24h às mulheres vítimas de violência. 

Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente. 

A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai funcionar das 8h às 12h para vacinação antirrábica. Já a Policlínica Professor Barros Lima funcionará 24h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão entre 8h e 17h para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública. O serviço pode ser acionado através dos telefones (81) 3355.7704 e (81)3355.7705. 

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) funciona 24h para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado através dos telefones (81) 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

Mulher
O Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector estarão fechados durante o feriado. No entanto, o Liga, Mulher funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107. 

Emprego
Todos os postos da Agência de Emprego do Recife estarão fechados. 

Educação
Escolas, creches e creches-escolas da rede municipal de ensino do Recife estarão fechadas.

Assistência Social
Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão no feriado de 2 de novembro. Funcionam as casas de acolhida e a abordagem social noturna.

Em Paulista, apenas os serviços essenciais da Prefeitura estarão funcionando nesta quarta-feira (2). 

Funcionam normalmente o Serviço Móvel de Urgência (Samu), a Prontoclínica Torres Galvão (PTG), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Tereza Noronha e a limpeza urbana. 

Nesta terça (1) será comemorado o Dia do Servidor Público, conforme alteração de data realizada pelo prefeito da cidade. Originalmente, a comemoração é no dia 28 de outubro. 

Em Olinda, estarão fechadas as escolas municipais, as repartições públicas e os postos de saúde. Funcionam normalmente as emergências no Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) que fica Peixinhos, rua Oscar Carneiro, s/n, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas na PE-15 e no hospital Tricentenário (adulto, infantil, maternidade e traumatologia), na rua Farias Neves Sobrinho, 232, em Bairro Novo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário