Estudantes que fariam prova em locais ocupados vão fazer o Enem nos dias 3 e 4 de dezembro

Antônio Assis
0
Em Pernambuco, 21 centros de educação permanecem ocupados como forma de protesto contra a PEC 55Foto: Bruno Campos/Folha de Pernambuco

Fran Palmeira
Folha-PE

Os 191.494 alunos que fariam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas que estão ocupadas terão a data da sua prova do Enem adiada para os dias 3 e 4 de dezembro, segundo anúncio realizado na tarde desta terça-feira (1), pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. Esses estudantes serão comunicados pelo órgão por meio de SMS, e-mail e divulgação no site sobreo novo local, a partir das 20h desta terça. 

No Brasil, 1.727 cidades possuem instituições de ensino ocupadas. Desses, 304 são locais de prova do Enem, sendo 177 de ensino básico e 127 centros de ensino superior. Os estados com mais instituições ocupadas são Minas Gerais e Paraná. Os espaços foram ocupados por estudantes que protestam contra a PEC 55, que prevê o congelamento de gastos com Educação e Saúde pelos próximos 20 anos. Para os demais estudantes a prova será realizada normalmente no próximo fim de semana, nos dias 5 e 6 de novembro.

“Não se tratava de trocar o lugar A por B”, explica Maria Inês. Segundo ela, é necessária uma logística especial para que as provas sejam realizadas, como a disponibilidade de espaços para lactantes. Apesar da mudança de local e data, o prazo para divulgação do resultado das provas permanece o mesmo para todos os inscritos, 19 de janeiro. 

Em Pernambuco, 21 centros acadêmicos estão ocupados por alunos. Na noite desta segunda-feira (31), o Centro de Ciências Biológicas da UFPE entrou para essa lista. Com esse, são sete prédios da UFPE ocupados. O movimento também está nos centros de Artes e Comunicação (CAC), de Educação (CE), de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e o Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate) do CFCH, no campus Recife; além dos Centros Acadêmicos do Agreste (CAA), em Caruaru, e de Vitória, em Vitória de Santo Antão. Nos locais, professores e alunos realizam aulões coletivos e abertos. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)