Fim da obrigatoriedade da Petrobras no pré-sal vai à sanção de Temer

Antônio Assis
0
O plenário da Câmara dos Deputados concluiu na noite desta quarta-feira (9) a aprovação do projeto que acaba com a obrigatoriedade de a Petrobras ser a operadora única do pré-sal, o que ampliará a participação privada na exploração dos campos. O texto segue agora para a sanção do presidente Michel Temer.

Nesta quarta foram rejeitadas as duas últimas tentativas da oposição de alterar a proposta.

A mudança nas regras do pré-sal é uma das prioridades da agenda legislativa do governo. O projeto foi apresentado pelo senador e hoje ministro das Relações Exteriores, o tucano José Serra (PSDB). O texto acaba com a obrigatoriedade de a Petrobras ser sócia, com ao menos 30% de participação, e a operadora única -responsável pela procura de petróleo, avaliação de áreas, perfuração de poços, entre outras tarefas- de todos os campos de exploração em águas profundas.

Caberá agora ao Conselho Nacional de Política Energética, "considerando o interesse nacional", oferecer à estatal a preferência para ser a operadora dos blocos.

Em outubro, Temer defendeu a divisão da exploração do pré-sal com empresas privadas para que haja geração de emprego e reativação do segmento, bastante castigado pelo declínio do preço do petróleo e pelo escândalo desvendado pela Lava Jato. De acordo com especialistas, o investimento no setor de petróleo pode subir dos atuais US$ 20 bilhões anuais para cerca de US$ 50 bilhões com a aprovação do projeto. Petroleiras já avisaram ao governo Temer que com as novas regras pretendem aumentar o investimento nos leilões planejados para o próximo ano.

Partidos de esquerda, que votaram contra o projeto, dizem que a intenção do governo é acabar com o regime de partilha, que é o modelo em que o consórcio de empresas operado pela Petrobras divide o óleo extraído com uma companhia estatal, dona das reservas. O objetivo seria voltar ao regime de concessão, em que as empresas escolhidas em leilão são as donas do petróleo, mediante pagamento de royalties.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)