quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Organização da Fliporto cancela edição 2016 e alega falta de apoio

12ª edição da Fliporto aconteceria no início do próximo mês de dezembro, em Olinda. 
Foto: Beto Figueiroa/Divulgação

Diário de Pernambuco

Alegando ausência de apoio financeiro pelo Governo do Estado, os organizadores da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) anunciara, nesta quarta-feira (16), o cancelamento da 12ª edição do evento. A feira ocorreria entre os dias 2 e 4 de dezembro, com o tema Literatura e realidade, e prestaria homenagem aos 150 anos de nascimento do escritor Euclides da Cunha, autor de Os sertões.

A Fliporto começou em Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul, e depois migrou para Olinda. A última edição foi realizada no ano passado, no Colégio São Bento. De acordo com a nota oficial, assinada pelo curador, Antônio Campos e pelo produtor executivo, Mário R. Santos, a migração da Praça do Carmo para a escola particular devido a "dificuldades colocadas pela Prefeitura de Olinda, à época, na obtenção das licenças necessárias para a realização do evento na Praça do Carmo, o que onerou o evento".

Além da suposta falta de recursos, Campos, que nas últimas eleições foi derrotado na disputa pela Prefeitura de Olinda, também afirmou que o Governo do Estado atrapalhou a viabilidade da 12ª edição da feira. A comunicação do cancelamento da Fliporto ocorreu atrás de uma nota oficial enviada pela assessoria de comunicação do evento. 

No comunicado, os organizadores destacam que o apoio financeiro pelo Governo do Estado é imprescindível, diante do momento econômico atual, para a execução do projeto. No entanto, o curador afirmou que a obtenção dos recursos não foi possível e que o projeto não foi protocolado diante de uma suposta negativa em recebê-lo, por parte do governo estadual. Antônio Campos disse, ainda, que aguarda uma melhoria do cenário econômico para que a Fliporto volte ao calendário cultural em 2017.

Confira na íntegra a nota de cancelamento do evento: 

Nota da Fliporto

Vimos, pela presente, comunicar que a Festa Literária Internacional de Pernambuco – Fliporto, que chegaria à sua 12ª edição neste ano, foi cancelada para 2017. O evento aconteceria de 2 a 4 de dezembro, em Olinda, o tema seria “Literatura e Realidade” e homenagearia os 150 anos de nascimento do escritor Euclides da Cunha, autor do clássico “Os Sertões”. Em época de seca prolongada que castiga o Estado, de fanatismos religiosos e extremismos no mundo, de distanciamento do Brasil real do Brasil oficial, o tema é mais do que atual.

Por outro lado, estimamos executar o já, internacionalmente, reconhecido projeto, em 2017, que chegou a contar com mais de 120 mil visitantes em uma única edição, o que reforça a sua importância para o Turismo e a Cultura do Estado e do Nordeste, cujos detalhes anunciaremos em março/2017.

Em um ano de muitas adversidades econômicas, tornou-se imprescindível o apoio do Governo do Estado para a execução do projeto, neste ano. Porém, não foi possível obter tais recursos, por não termos conseguido sequer protocolar o projeto, ante negativa de recebimento, o que inviabiliza, de forma decisiva, a realização da Festa Literária Internacional de Pernambuco – Fliporto, nesta edição.

A última edição da Fliporto foi realizada, em 2015, no Colégio São Bento, local privado, que foi locado, ante também dificuldades colocadas pela Prefeitura de Olinda, à época, na obtenção das licenças necessárias para a realização do evento na Praça do Carmo, o que onerou o evento. Quando acontecia na Praça do Carmo tínhamos que bancar a conservação da área e até mesmo limpeza, o que é atribuição da Prefeitura.

A Fliporto espera, ante um possível melhor ambiente econômico e tendo um prazo mais elástico para captação de recursos e viabilização de parcerias, trazer, em 2017, uma Fliporto ainda mais vigorosa e renovada, em respeito ao seu público e aos seus admiradores.

Conselho Cultural da Fliporto
Antônio Campos

Produção Executiva da Fliporto
Mário R. Santos"

Nenhum comentário :

Postar um comentário