quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Outubro é o mês mais violento dos últimos nove anos em Pernambuco

Pacto pela Vida não vem conseguindo cumprir meta de redução de homicídios
André Nery/JC Imagem

JC Online

Outubro é o mês mais violento dos últimos nove anos, em Pernambuco. Somente até o dia 28, a Secretaria de Defesa Social contabilizou 399 homicídios no Estado, marca só alcançada em agosto de 2008, ano posterior ao Pacto pela Vida. Somente com as sete mortes registradas na unidade da Funase de Caruaru, no domingo, o número já pula para 406 assassinatos.

Considerando apenas os números consolidados pela SDS, já seriam 3.548 mortos de janeiro a outubro, 363 (11%) a mais do que no mesmo período do ano passado, que teve 3.185 homicídios. O recorde acontece justamente no mês em que a SDS ganhou um novo gestor, o delegado federal Angelo Gioia.

Os danos contra o patrimônio também continuam aumentando. Na madrugada desta terça, mais duas agências (do Banco do Brasil e do Bradesco) foram explodidas por criminosos no município de Pedra, no Agreste. Como em outras investidas, eles espalharam grampos pela pista e conseguiram fugir. Foram mais de dez ações do tipo em outubro. A agência dos Correios de Orobó, no Agreste, também foi arrombada com maçaricos, na madrugada, e os bandidos fizeram moradores de reféns. Na noite anterior, a agência do Banco do Nordeste de Paulista, no Grande Recife, também foi assaltada.

Nenhum comentário :

Postar um comentário