Protestos contra PEC dos Gastos devem afetar ônibus, metrô e bancos no Recife

Antônio Assis
0
Ônibus parados
Foto: Arquivo/Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Luiz Filipe Freire
Folha-PE

A população pode ficar sem alguns serviços públicos e privados nesta sexta-feira (11)no Grande Recife se a promessa de adesão de categorias de trabalhadores ao Dia Nacional de Paralisações e Greves se confirmar. A programação, convocada por oito centrais sindicais, prevê atos contra a PEC 55 (ex-241), que limita gastos do Governo Federal nos próximos 20 anos. A mobilidade do cidadão deve ser uma das mais prejudicadas, com atendimento do transporte público interrompido ou reduzido e vias interditadas. Funcionários de bancos, escolas e unidades de saúde também afirmam que vão cruzar os braços temporariamente. Confira:

Ônibus
Não circularão das 4h às 8h de acordo com o Sindicato dos Rodoviários. Ainda pela manhã, a categoria pode participar de algum ato público no Centro do Recife. "Além da PEC, outros pontos estão na nossa pauta, sobretudo a insegurança", completou o presidente da entidade, Benilson Custódio.

Metrô
O Sindicato dos Metroviários informou que não há um indicativo formal de paralisação para a categoria. Adere ao movimento quem quiser. Às 7h, porém, na Estação Central do Recife, haverá ato público com a presença de servidores, o que pode deixar o atendimento reduzido. 

Interdição da BR-101
Movimentos sindicais e sociais podem interditar a BR-101, por volta das 9h, como forma de protesto. O ato deve ocorrer na altura do prédio da Sudene, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.

Bancos
Um ato está previsto às 9h para oito agências situadas no Bairro do Recife e na avenida Guararapes, no Centro, que não serão abertas no horário normal. De acordo com o Sindicato dos Bancários, o ato deve durar cerca de duas horas. Unidades de outros pontos do Estado também podem ter o atendimento interrompido ou reduzido conforme a adesão dos funcionários. Ao meio-dia, com as agências já em funcionamento, integrantes da classe pretendem fazer uma manifestação pública na frente do Banco do Brasil da avenida Guararapes.

Detran
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Pernambuco prometem paralisar as atividades ao longo do dia e farão uma assembleia para deliberar sobre outras pautas da categoria. 

Servidores do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife
Unidades de saúde (atendimento ambulatorial) e de educação não devem funcionar durante todo o dia segundo sindicatos como o de Servidores e Empregados Públicos da Administração Direta e Indireta do Recife (Sindsepre) e de Professores Oficiais da Rede Municipal do Recife (Simpere). “A ideia é que a gente esteja nas escolas ocupadas. Na rede privada, ainda que em menor grau, também pode não haver aula", disse o secretário de comunicação do Sindicato dos Professores, Wallace Barbosa.

UFPE
Professores decidiram, em assembleia nesta quinta-feira (10), entrar em greve a partir da próxima terça (15). Nesta sexta-feira (11), porém, também vão aderir à programação convocada pelas centrais sindicais e paralisarão as atividades por 24 horas.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)