Qual tema da sociedade brasileira você escolheria para a Redação do Enem?

Antônio Assis
0
A prova de discursiva é uma das mais temidas do EnemFoto: iStock, Getty Images

Folha-PE

Intolerância religiosa; crise econômica e política; falta de recursos hídricos; homofobia; racismo; utilização da internet para disseminar todo tipo de discriminação; Dengue, Zica e Chikungunya; o escândalo da maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve; sustentabilidade de empresas e aquecimento global. Se tivesse que apostar em um tema para a Redação do Enem 2016, qual você escolheria?

Uma boa redação pode ser o diferencial para conseguir a desejada vaga em uma universidade pública. Com o tema da redação no Enem é sempre social e atual, ter conhecimento é fator essencial para a elaboração de um bom texto dissertativo-argumentativo. Quanto mais conhecimento no assunto, melhor a sua redação.

De 1998 até a última edição do Enem, a banca do exame tem cobrado temas da sociedade brasileira para a reflexão do estudante. Para refrescar a sua memória, o FolhaPE selecionou os temas que o exame trouxe desde a sua estreia, em 1998.

Confira a lista:

2015 - A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

2014 - Publicidade infantil em questão no Brasil.

2013 - Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.

2012 - O movimento imigratório para o Brasil no século XXI (A prova trazia como texto de apoio um trecho do site do Museu de Imigração explicando o contexto dos movimentos imigratórios para o Brasil e dois outros textos sobre a imigração de bolivianos e de haitianos em direção ao Brasil. Havia também um mapa com o trajeto percorrido por haitianos para entrada no Brasil a partir do Acre.)

2011 - Viver em rede no século 21 - os limites entre o público e o privado. 

2010 - O trabalho na construção da dignidade humana (Os candidatos tinham como apoio um texto sobre trabalho escravo e outro sobre o futuro das profissões)

2009 - O indivíduo frente à ética nacional.

2008 - Como preservar a floresta Amazônica? (Foram sugeridas três possibilidades de resposta - suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar)

2007 – O desafio de se conviver com as diferenças (Propondo uma reflexão sobre a diversidade sóciocultura)

2006 - O poder de transformação da leitura

2005 - O trabalho infantil na sociedade brasileira 

2004 - Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

2003 - A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?, 

2002 - O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita? 

2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?,

2000 - Direitos da criança e do adolescente - como enfrentar esse desafio nacional

1999 - Cidadania e participação social (pedindo para os candidatos refletirem sobre o tema e proporem uma ação social de engajamento)

1998 - O Enem estreou com o tema Viver e Aprender, com base na letra de música O que é, o que é, de Gonzaguinha. Famosa pelo trecho “Viver! E não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)