Veja as dicas para quem vai fazer o Enem

Antônio Assis
0
Folha-PE

Neste sábado (5) e domingo (6), mais de 8 milhões de pessoas farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. Esta é a segunda maior edição do exame, atrás apenas de 2014. O total de inscritos é de 8.627.195, sendo 58% do gênero feminino e 42% masculino. Desses, 57% já concluíram o ensino médio e 22% irão concluir em 2016.

Como não há horário de verão em Pernambuco, os estudantes precisam ficar atentos ao horário de chegada nos locais de prova, um momento delicado para os feras. Os portões serão abertos às 11h do Recife (12h de Brasília) e fechados às 12h do Recife (13h de Brasília). 

Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar em sala até que seja autorizado início das provas, às 12h30, horário local, após procedimentos de verificação de segurança. Só será permitida a saída após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação.

Para levar o caderno de questões para casa é preciso aguardar os últimos 30 minutos antes do término das provas. O candidato deve portar apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Leia as perguntas mais frequentes sobre o ENEM aqui.

Local de prova
Para saber qual o local de prova, é preciso acessar o site do Enem. Também é possível baixar o aplicativo do exame através do Google Plays, App Store e Windows Store. É preciso ter em mãos o CPF do candidato. Em caso de dúvidas, o participante também pode se informar através do telefone do Inep: 0800-616161.

O que levar
É obrigatório levar um documento de identificação original com foto válido e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição, embora ele não seja obrigatório.

O cartão, disponibilizado na Página do Participante e no aplicativo Enem 2016, informa: número de inscrição; data e horário do exame; local de realização das provas; indicação do atendimento específico ou especializado (se for o caso); opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (se for o caso).

O cartão de confirmação de inscrição pode ser impresso, informando CPF e senha na Página do Participante. Em caso de esquecimento da senha, a recuperação deverá ser feita na Página do Participante ou no aplicativo Enem 2016. O participante poderá alterar a senha de acesso ou solicitar o envio de nova senha por e-mail ou SMS no celular, ambos informados no ato da inscrição.

Documentos Válidos
Para realizar as provas do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame. 

Provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. No sábado (5)as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração. No domingo (6) será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, em 5 horas e 30 minutos.

Cartão de Resposta
De acordo com o Inep, na capa do caderno de questões há informações sobre a cor do caderno e também uma frase em destaque. O participante deverá marcar no cartão-resposta a opção correspondente à cor e escrever a frase em destaque.

Gabaritos
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

Ocupações
Por causa das manifestações, os inscritos no Enem que fariam prova em 364 escolas e instituições de ensino superior tiveram sua data de prova adiada para 3 e 4 de dezembro. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deram o prazo de 12 dias para que as escolas fossem desocupadas a tempo da complexa logística do Enem ser possível.

Os 240.304 inscritos afetados pelas ocupações foram avisados pelo Inep por meio de SMS, e-mail, além de divulgação na Página do Participante. Será possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161. A lista atualizada com os locais de prova onde o exame foi adiado está disponível no site do Inep (www.inep.gov.br). Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.

Resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep (portal.inep.gov.br) e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2016, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)