Grêmio empata com Atlético/MG e conquista a Copa do Brasil

Antônio Assis
0
Este foi o 5º título do Grêmio na Copa do BrasilFoto: Jefferson Bernardes/AFP

Folhapress

Depois de 15 anos de espera, o Grêmio volta a soltar o grito de campeão nacional. Nesta quarta-feira (7), em seu estádio, o time gaúcho segurou um empate por 1x1 com o Atlético-MG e conquistou pela quinta vez a Copa do Brasil – o primeiro duelo, em Minas, terminou com vitória gremista por 3x1.

O título faz com que o Grêmio se torne o maior campeão do torneio, ultrapassando o Cruzeiro. Desde a criação da Copa do Brasil, o time gaúcho venceu em 1989, 1994, 1997 e 2001, a última conquista nacional gremista antes da noite desta quarta.

Se no primeiro tempo o Atlético-MG chegou a controlar as ações do jogo, a segunda etapa foi toda do Grêmio. Com uma marcação apertada nos pontas do time mineiro, a equipe de Renato Gaúcho não deu chances para que o adversário levasse perigo ao gol de Marcelo Grohe.

Em seu primeiro jogo à frente do Atlético-MG, o interino Diogo Giacomini apresentou uma equipe mais organizada do que a de Marcelo Oliveira no jogo de ida. Com três volantes –Rafael Carioca, Leandro Donizete e Júnior Urso– e Luan e Robinho centralizados, o time apresentava uma compactação maior e detinha o controle da bola na primeira etapa.

O time mineiro, no entanto, encontrava dificuldades na saída de bola. Abertos quando o Atlético-MG tinha a bola, Leandro Donizete e Júnior Urso sofriam para passar pela marcação gremista e o Galo terminou a primeira etapa sem assustar realmente o goleiro Marcelo Grohe.

Com uma grande vantagem conquistada na primeira partida, o Grêmio iniciou o duelo em Porto Alegre mais recuado e esperando o Atlético-MG partir para o ataque. Na segunda metade da etapa inicial, o time gaúcho avançou a marcação e teve a grande chance do duelo até então.

Aos 39 minutos, Douglas deu um passe de letra que deixou Everton cara a cara com Victor. O atacante gremista chutou rasteiro, mas o goleiro do Atlético-MG pulou para fazer uma grande defesa e evitar o gol.

Mesmo no final da partida, quando o Atlético-MG se lançou completamente ao ataque, o Grêmio não foi pressionado nenhuma vez. Nos últimos minutos, em um contra-ataque, Everton fez bela jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Miller Bolaños empurrar para o fundo das redes e fazer os gaúchos soltarem o grito de campeão.

Após o gol do Grêmio, ainda houve tempo para um golaço do Atlético-MG. Nos acréscimos, Cazares aproveitou que Marcelo Grohe estava muito adiantado e arriscou de trás do meio-campo. O goleiro gremista tentou voltar, mas não conseguiu impedir o golaço mineiro.

GRÊMIO 1

Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro (Jailson), Douglas (Miller Bolaños) e Everton (Fred); Luan. T.: Renato Gaúcho

ATLÉTICO-MG 1

Victor; Marcos Rocha, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete (Cazares) e Júnior Urso (Maicosuel); Luan (Lucas Cândido), Robinho e Lucas Pratto. T.: Diogo Giacomini (interino)

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Gols: Miller Bolaños, aos 43, e Cazares, aos 46 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Marcelo Grohe, Miller Bolaños (G), Erazo e Fábio Santos (A)
Renda: R$ 5.105.964,00
Público: 55.337

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)