No interior, entidade inova no tratamento à dependência

Antônio Assis
0
Centro utiliza técnicas alternativas
Divulgação

JC Online

Durante todo o dia, os residentes desenvolvem atividades como exercícios físicos, leituras e oficinas diversas, sempre coordenadas pelos profissionais do Terra Terapêutica. A ideia é oferecer uma variedade de opções para que eles possam escolher o que gostam de fazer, respeitando a particularidade dos pacientes, a fim de que disponham de um projeto terapêutico singular. Outro diferencial do Terra Terapêutica é uma abordagem que privilegia a escuta da pessoa, buscando uma saída para o uso prejudicial de álcool e drogas. Idealizado pelo padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, o espaço compreende que o processo de desintoxicação passa pela escuta individual do paciente, a fim de trabalhar qual a função que a droga ocupa nos mecanismos psíquicos de cada um. Nesse processo, paciente e família são ouvidos, sendo fundamentais a responsabilização e o engajamento de ambos.

“O Terra Terapêutica é um projeto onde a palavra tem lugar, a fim de se vincular o desejo de cada pessoa que busca reescrever a sua história a partir da descoberta de seu lugar no desejo do outro”, comenta padre Airton Freire, que, além de idealizador, é um entusiasta do projeto. Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a Fundação Terra é uma organização não governamental que atende 1,5 mil famílias, a maior parte delas em Arcoverde, no Sertão. A instituição também mantém escolas e creches para cerca de mil crianças, dois abrigos de idosos e um centro de reabilitação psicomotora que é referência nacional no tratamento de bebês com microcefalia. No atendimento social, ainda faz doação de casas, material de construção, alimentos, remédios e roupas. Entre as ações mais recentes, está a abertura de um Centro de Apoio aos Moradores de Rua (o C Amor), inaugurado no Pátio de Santa Cruz, no Centro do Recife. Atuando no Sertão há mais de 30 anos, a Fundação Terra vive exclusivamente de doações. Atualmente, a ONG faz campanha de arrecadação de alimentos para a ceia de Natal. O jantar, servido para 2,5 mil pessoas, acontece no dia 23 de dezembro, na Comunidade da Rua do Lixo, onde a instituição foi fundada. Há várias formas de apoiar as obras da Fundação Terra, que aceita desde doações a partir de R$ 2 vinculados à conta de luz, em parceria com a Celpe, até adoção de projetos. O centro de reabilitação tem convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil/PE, que oferece desconto no tratamento para seus integrantes e familiares. A Terra Terapêutica atende nos seguintes fones: (87) 98117.9869 e (87) 99991.1816. Informações sobre a Fundação Terra no site www.fundacaoterra.org.br ou pelo (87) 3821-1542.

O interior de Pernambuco ganhou um forte aliado no tratamento de pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e drogas ou que precisam cuidar de outras compulsões. Localizado a 240 quilômetros da capital pernambucana, no distrito de Mimoso, município de Pesqueira, está o Terra Terapêutica, um centro de reabilitação criado pela Fundação Terra. A instituição é a única fora da Região Metropolitana do Recife que não trabalha com o sistema de “comunidade terapêutica”. Em vez disso, conduz uma terapia individualizada para cada paciente, se distanciando dos procedimentos massificados. O centro conta com psicólogos, psiquiatra, terapeuta ocupacional, educador físico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e arte-educador. São profissionais de uma equipe multidisciplinar que acompanham o dia a dia de cada um dos residentes. “O empenho desse grupo é fundamental para que as ações sejam bem-sucedidas”, afirma o psiquiatra Thiago Siqueira Fernandes, responsável técnico pelo espaço.

TERAPIA

Durante todo o dia, os residentes desenvolvem atividades como exercícios físicos, leituras e oficinas diversas, sempre coordenadas pelos profissionais do Terra Terapêutica. A ideia é oferecer uma variedade de opções para que eles possam escolher o que gostam de fazer, respeitando a particularidade dos pacientes, a fim de que disponham de um projeto terapêutico singular. Outro diferencial do Terra Terapêutica é uma abordagem que privilegia a escuta da pessoa, buscando uma saída para o uso prejudicial de álcool e drogas. Idealizado pelo padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, o espaço compreende que o processo de desintoxicação passa pela escuta individual do paciente, a fim de trabalhar qual a função que a droga ocupa nos mecanismos psíquicos de cada um. Nesse processo, paciente e família são ouvidos, sendo fundamentais a responsabilização e o engajamento de ambos. “O Terra Terapêutica é um projeto onde a palavra tem lugar, a fim de se vincular o desejo de cada pessoa que busca reescrever a sua história a partir da descoberta de seu lugar no desejo do outro”, comenta padre Airton Freire, que, além de idealizador, é um entusiasta do projeto. Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a Fundação Terra é uma organização não governamental que atende 1,5 mil famílias, a maior parte delas em Arcoverde, no Sertão. A instituição também mantém escolas e creches para cerca de mil crianças, dois abrigos de idosos e um centro de reabilitação psicomotora que é referência nacional no tratamento de bebês com microcefalia. No atendimento social, ainda faz doação de casas, material de construção, alimentos, remédios e roupas. Entre as ações mais recentes, está a abertura de um Centro de Apoio aos Moradores de Rua (o C Amor), inaugurado no Pátio de Santa Cruz, no Centro do Recife. Atuando no Sertão há mais de 30 anos, a Fundação Terra vive exclusivamente de doações. Atualmente, a ONG faz campanha de arrecadação de alimentos para a ceia de Natal. O jantar, servido para 2,5 mil pessoas, acontece no dia 23 de dezembro, na Comunidade da Rua do Lixo, onde a instituição foi fundada. Há várias formas de apoiar as obras da Fundação Terra, que aceita desde doações a partir de R$ 2 vinculados à conta de luz, em parceria com a Celpe, até adoção de projetos. O centro de reabilitação tem convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil/PE, que oferece desconto no tratamento para seus integrantes e familiares. A Terra Terapêutica atende nos seguintes fones: (87) 98117.9869 e (87) 99991.1816. Informações sobre a Fundação Terra no site www.fundacaoterra.org.br ou pelo (87) 3821-1542.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)