Bola rolando é o que não vai faltar para Pernambuco em 2017

Antônio Assis
0
NE 10

O Campeonato Pernambucano 2017 começou nesta quarta-feira (4) em sua primeira fase, ainda sem o trio de ferro - Náutico, Santa Cruz e Sport - mas o calendário do futebol brasileiro ainda reserva outras - e muitas emoções para alvirrubros, tricolores e rubro-negros ao longo do ano. Oficialmente, o pontapé inicial são torneios amistosos dentro de pouco mais de duas semanas. O Sport fará a terceira edição da Taça Ariano Suassuna no dia 20 ou 21 de janeiro. Assim como a data, o adversáio ainda não está definido, mas há uma probabilidade de ser o Lanús, da Argentina. Atual campeão da Copa do Nordeste, o Santa disputa o Troféu Asa Branca contra o campeão da Copa Verde, o Paysandu, no dia 21, no Arruda. O Timbu fará apenas um jogo-treino.
A bola começa a rolar para o Hexagonal do Título - a segunda fase do Pernambucano - a partir do dia 29 e logo com direito a Clássico das Emoções. Náutico e Santa se enfrentam na Arena Pernambuco. O jogo do Sport está marcado para o mesmo dia contra o terceiro colocado da primeira fase, mas deve ser alterado para evitar o encontro das três torcidas.
Quatro dias antes, 25 de janeiro, começa a Copa do Nordeste para o Sport. O Leão enfrenta o Sampaio Corrêa, na Ilha, pelo grupo C. O Náutico recebe o Uniclinic (CE) na Arena pelo grupo A, mesma chave em que o Santa vai a Campina Grande reeditar a final do ano passado com o Campinense.
A primeira fase da Copa do Brasil começa no dia 8 de fevereiro, com a participação de Sport, Náutico e Salgueiro. Os rubro-negros encaram o CSA; os alvirrubros pegam o Guarani de Juazeiro. O Carcará tem como adversário o Sinop (MT). A situação do Santa Cruz ainda não está definida. A CBF tomou a vaga do Tricolor da Copa Sul-Americana e, em contrapartida, deu o privilégio de entrar na Copa do Brasil já nas oitavas de final. No entanto, os corais ainda estão negociando para disputar a competição continental, fazendo valer a vaga como campeão da Copa do Nordeste 2016.

A série A do Brasileiro tem apenas o Sport como representante pernambucano em 2017. A data inicial é 14 de maio. A Série B, onde estão Náutico e Santa, começa um dia antes. Finalmente, a Copa Sul-Americana, que tem, inicialmente, apenas o Sport, está prevista para começar no dia 28 de fevereiro, em plena terça-feira de Carnaval.
Seleção

Como não tem vaga para a Copa das Confederações, os jogos da seleção brasileira em 2017 se limitarão à reta final das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, com exceção do amistoso contra a Colômbia, marcado para o próximo dia 25 e que terá renda revertida para a Chapecoense.

O primeiro compromisso pelo qualificatório para o Mundial é no dia 23 de março. E é logo o clássico contra o Uruguai, em Montevidéu. A participação da Canarinha, que está com vida bem encaminhada, termina no dia 9 de outubro contra o Chile.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)