Exército permanece nas ruas até esta terça

Antônio Assis
0
Operação Leão do Norte começou em dezembro de 2016 e, antes do Natal, foi prorrogada

Foto: Alfeu Tavares

Folha de Pernambuco

O Governo do Estado não pre­­­tende pedir uma segunda prorrogação da permanência do Exército no apoio ao policia­­mento no Grande Recife. A Operação Leão do Norte, iniciada em 9 de dezembro e estendida por mais 15 dias antes do Natal, tem prazo até esta terça-feira (3). O auxílio das tropas foi solicitado ao Governo Federal após policiais militares deflagrarem uma operação padrão no dia 6 do mês passado.
A avalia­­­ção do Palácio do Campo das Princesas é de que medidas como a suspensão de férias e aplicação de punições a PMs que não derem plantões extras com os quais tiverem se comprometido têm ajudado a amenizar os efeitos do movimento da categoria e darão fôlego para que a segurança vol­­­te a ser feita só pelo efetivo do Es­­tado daqui em diante. No cen­­tro do impasse, a pauta sala­­­rial dos PMs deve ser dis­­cutida em reunião nesta quarta-feira (4).

“Quando houve a prorroga­­ção, o efetivo das Forças Arma­­­das veio mais reduzido. Por outro lado, a gente já conseguiu fazer mais lançamentos e complementar muitas escalas em virtude da interrup­­­ção das férias. Então, no meu entendimento, temos co­­mo atravessar janeiro com nosso pessoal. A gente está pla­­­nejado para, a partir de 4 de janeiro, já assumir em sua integridade o policiamento co­­­mo era feito antes”, afirmou o governador Paulo Câma­­­ra em entrevista à Folha de Per­­nambuco. Só a suspensão das férias, válida até 31 de janeiro, trouxe de volta ao traba­lho cer­­ca de 1,5 PMs.

O governador também se dis­­se confiante na resolução de demandas dos policiais. “O concurso que estamos terminando em 2017 vai ajudar. São 1,5 mil homens da Polícia Militar e, se tiver mais de 1,5 mil aprovados, vou chamar, porque eles se aposentam muito novos”, completou.

Conforme a PM, as negocia­­ções de amanhã ocorrerão en­­­tre o comandante da corpo­­ra­­­ção e representantes do Governo. Em paralelo, familiares dos policiais pre­­­tendem promover, hoje, uma caminhada no Centro para sensibilizar a so­­ciedade. “O destino da opera­­ção padrão vai depender do dia 4. Por ora, ela segue e tem seus efeitos. O PJES [Programa de Jornada Ex­­tra de Segu­­­ran­­ça] de dezem­­bro foi entre­­­gue por 99% dos que tinham aderido, e o de janeiro, por 95%. Considerando que es­­­ses plantões comportam de 70% a 75% do efetivo nas ruas, é só ver co­­mo o policiamento dimi­­­nu­iu”, disse o vice-presiden­­­te da Asso­­­ciação de Cabos e Soldados, Nadelson Leite.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)