Justiça adota medidas de prevenção a massacres nos presídios de PE

Antônio Assis
0
Medidas foram definidas em encontro realizado nesta terça, no TJPE
Assis Lima/Divulgação TJPE

JC Online

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está se mobilizando para adotar medidas preventivas a fim de evitar que presídios pernambucanos sejam palcos de massacres como os registrados nos sistemas do Amazonas (que teve 60 mortos) e de Roraima (33 mortos). Em reunião realizada nesta terça-feira (10), ficou definida a criação de uma Comissão de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, além da ampliação das atividades da Central de Agilização Processual, para julgamento de ações penais de réus presos; a criação de uma Central de Medidas Cautelares; e de uma Vara de Execução Penal do Regime Aberto.
O principal objetivo das medidas é acelerar o julgamento dos processos de detentos, uma vez que metade dos 30.028 presos do Estado ainda não foram julgados.
Investigação

O sistema penitenciário de Pernambuco, do Amazonas, do Rio Grande do Sul e do Amazonas estão sendo investigados pela Procuradoria-Geral da República, para uma eventual proposta de intervenção federal. A medida se deve ao descumprimento de normas constitucionais e infraconstitucionais, além de diversos instrumentos internacionais aos quais o Brasil aderiu, a exemplo da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica), promulgada pelo Decreto 687/1992.

Já o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico, é investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por ter declarado que deu o número de seu celular para os detentos se comunicarem com ele sempre que fosse necessário, apesar do uso do aparelho pelos presos ser proibido.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)