Novo secretário de Juventude teve bens bloqueados e responde a processo por enriquecimento ilícito

Antônio Assis
0
Maria Lima - O Globo 

O advogado Francisco de Assis Costa Filho foi nomeado nesta quinta-feira novo Secretário Nacional da Juventude, mesmo respondendo a processo por enriquecimento ilícito e improbidade administrativa. O novo secretário teve os bens bloqueados para garantir o ressarcimento de desvios estimados em suposto esquema de funcionários fantasmas no valor de R$ 2.978.406, 88. Assis Filho é afilhado político do senador João Alberto (PMDB-MA), presidente do Conselho de Ética e braço direito do ex-presidente José Sarney e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O cargo ficou vago no início da semana com a demissão de Bruno Moreira Santos, que, em entrevista ao Panorama Político, do jornal O GLOBO, exaltou as chacinas nas penitenciárias de Roraima e Amazonas. Assis Filho, também com o apadrinhamento de João Alberto e Sarney, ocupava até então o cargo de Superintendente da EBC no Nordeste. A vaga na EBC nem vai esfriar. Os Sarney já acertaram, no mesmo pacote da ida de Assis Filho para a SNJ, a nomeação da ex-secretária particular e ex-chefe da Casa Civil de Roseana no governo do Maranhão, a advogada Anna Graziella Santana Neiva Costa, com salário de R$ 25 mil.

Fora do cenário político desde que perderam o mandato, em 2014, José Sarney e sua filha, a ex-governadora Roseana Sarney, continuam exercendo a força política que sempre tiveram nas indicações para cargos importantes em todos os governos. Sarney viajou com o presidente Michel Temer na comitiva presidencial para o funeral de Mário Soares, em Portugal. E o presidente Renan Calheiros veio a Brasília para ajudar na articulação do preenchimento dos cargos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)