Vagão exclusivo para mulheres começa a funcionar nesta segunda

Antônio Assis
0
Diário de Pernambuco

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife informou, neste domingo (15), que o primeiro vagão feminino entrará em atividades em fase de testes a partir das 16h30 desta segunda-feira (16). As 11h, o trem com o vagão especial devidamente sinalizado estará disponível, na Estação Recife, para apresentação à imprensa e produção de imagens.

A medida de segurança chamada Vagão Rosa já é aplicada em grandes cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo, e pretende dar mais proteção às mulheres que utilizam o transporte público. O projeto prevê um espaço nos trens destinado para uso exclusivo das passageiras. De acordo com o consultor de segurança do metrô do Recife, coronel Luiz Meira, o sistema transporta hoje 400 mil usuários por dias e 38% são mulheres.

A mudança na operação teria sido determinada diretamente pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo. "Vamos lançar de imediado o vagão feminino. Não sei o porquê de não termos ainda. Estamos muito preocupados em fazer o melhor para as mulheres. Assim, estamos dando conforto e evitando que elas sofram qualquer tipo de abuso", destacou o coronel.

A identificação do Vagão Rosa deverá ser feita através de adesivos e o espaço vai funcionar durante todo o dia, não apenas em horários de pico. De acordo com a CBTU, mesmo com o Vagão Rosa, as passageiras não são obrigadas a andar nos espaços exclusivos para as mulheres. Quem quiser fazer as viagens nos vagões mistos terá total liberdade.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)