Domingo é dia de papangus em Bezerros

Antônio Assis
0
Papangus fazem a festa no terceiro maior carnaval do estado. 

Foto: Annaclarice Almeida

Diário de Pernambuco

Longe da capital pernambucana, os papangus dão um show de autenticidade e tradição e atraem milhares de foliões para brincar neste domingo em Bezerros, no Agreste do estado. A palavra papangu vem de papa-angu. Segundo a tradição, homens decidiram se esconder atrás de máscaras e roupas compridas para que ninguém descobrisse suas identidades. Fantasiados e mudando o tom de voz, percorriam as casas de amigos e parentes, que lhes serviam angu, comida feita à base de milho. 

A brincadeira tomou grandes proporções e tornou o carnaval de Bezerros o terceiro maior do estado. O Bloco dos Papangus é o ponto alto da festa. O cortejo inicia às 9h deste domingo, saindo do Polo da Praça Centenária e segue pelo corredor da folia até o palco principal, o QG do Frevo, na Rua Matriz. Os mascarados participam ainda do concurso de Papangus, em seis categorias. Cerca de 300 mil foliões são esperados em Bezerros.

A origem dos papangus de Bezerros, de acordo com o fundador do Instituto de Estudos Históricos, Arte e Folclore dos Bezerros, Ronaldo Souto Maior, se deu em 1881 a partir de uma brincadeira de familiares de senhores de engenhos que saíam mascarados para visitar amigos nas festas de entrudo (antigo carnaval).

Bezerros fica a 105 quilômetros do Recife, e o principal acesso é pela BR-232. Todas as lombadas eletrônicas na saída da capital pernambucana estão desligadas, e o fluxo até o Agreste está sem retenções na manhã deste domingo.

Programação neste domingo:

Palco 1 - QG 
10h - Higor Henrique
12h - André Rio
14h - Marron Brasileiro
16h - Almir Rouche
18h - Elba Ramalho
20h - Davi Firma
22h - Vice Versa 

Palco 2 - Cultural

10h - Mazamorra
12h - Ciel Santos
14h - Maestro Forró
16h - Quinteto Violado
18h - Walter Lins
20h - Carlinhos Nova

Palco 3 - Forró do Papangu

10h - Genilza do Acordeon e Trio Nordeste
12h - Zezé e Zezita
14h - Trio Sela de Ouro
16h - Garotos do Forró
18h - Rinaldo Xavier
20h - Chinelo de Palha
22h - Manoel da Concertina

Palco 4 - Espaço Frevo

10h - Orquestra Amigos do Frevo
12h - Orquestra do Tarso
14h - Orquestra do Raimundo
16h - Orquestra Cônego Alexandre

Como chegar a Bezerros:

105 km distante do Recife

Acesso de carro ou ônibus pela BR-232

Siga na rodovia federal, passando pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Vitória de Santo Antão, Pombos e Gravatá

1 hora e 30 minutos é o tempo médio de viagem

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)