Indefinições de calendário afetam estadual

Antônio Assis
0
Para Evandro Carvalho, alterações na tabela são inevitáveis
Foto: Flávio Japa/arquivo folha

Mário Fontes e Fernando Barros
Folha de Pernambuco

Um dos maiores clássicos do Nordeste teve sua data alterada. Santa Cruz e Sport irão jogar no sábado. Atendendo pedido dos mandantes, a Federação Pernambucana de Futebol antecipou o confronto, por conta do movimento no Recife em virtude dos blocos e prévias de carnaval. O que gerou uma mudança completa na tabela. O jogo entre Belo Jardim e Náutico, marcado anteriormente para o sábado (18), foi adiado para a segunda-feira (20), às 20h30, no Arruda. Já Salgueiro x Central, que seria realizado na segunda (20), passou para o domingo (19). E a falta de datas e as inúmeras mudanças nos dias dos jogos, assim como nos anos anteriores, tem sido uma constante no futebol pernambucano em 2017.

Neste ano, por exemplo, logo na primeira rodada o jogo entre Sport e Central, realizado na Ilha do Retiro em janeiro, foi mudado do domingo (29) para o sábado (28), porque no mesmo fim de semana foi realizado o Clássico das Emoções entre Náutico e Santa Cruz, na Arena de Pernambuco. 

Com a temporada começando ainda em janeiro, além do calendário apertado com a Copa do Nordeste, a tabela publicada antes da bola rolar sofre muitas alterações. Os clubes, por sua vez, correm contra o tempo para aumentar o elenco, pois virou rotina jogos com poucos dias de diferença. No caso dos maiores, como os times da capital, a adaptação ao calendário que muda constantemente acaba sendo mais fácil. "Eu acho que dentro do formato, dentro deste cenário, a gente tem o que pode ter. Temos que jogar o jogo", diz Constantino Júnior, vice-presidente de futebol do Santa Cruz.

Além dos choques entre jogos de grandes no Recife, outro ponto que tem ajudado a mexer na tabela é o local das partidas. A indefinição das praças das partidas do Pernambucano, especialmente no Interior, acaba impactando no calendário. "Quando se tem um jogo com os três da capital, a gente quer os ingressos para fazer uma divulgação maior. Se ocorre uma mudança, a gente fica privado", disse Cacá Maciel, presidente do Belo Jardim. "Eu acho que atrapalha um pouco, principalmente o torcedor. Talvez por isso alguns públicos têm sido baixos", completa o mandatário. 

O problema não é novo. Em 2015, por exemplo, a FPF-PE teve que antecipar o Clássico das Multidões, entre Santa Cruz e Sport, para o sábado, por conta do desfile das Virgens de Verdade, em Olinda, no domingo. Por isso, jogo entre Náutico e Salgueiro, realizado na Arena, foi para o domingo. Isso acabou impactando na tabela da Copa do Nordeste, porque Náutico e Salgueiro tiveram apenas dois dias de descanso, já que voltariam a jogar na terça-feira. 

Segundo o presidente da FPF-PE, Evandro Carvalho, as constantes mudanças no Estadual são inevitáveis, devido à própria natureza de competições do Brasil. "Isso é resultado de uma imposição da legislação atual. O Regulamento Geral das Competições da CBF e Estatuto do Torcedor determina que as federações têm que lançar seus calendários dos estaduais 30 dias antes, porque é a primeira competição do ano", explica. "Aí, quando a CBF lança as primeiras competições, é preciso ir modificando os estaduais, para não gerar o conflito de datas", detalha.

Além disso, as peculiaridades do Carnaval de Pernambuco também prejudicam o Estadual. "Nenhum estado do Brasil, inclusive Rio de Janeiro e Bahia, realizam jogos durante o Carnaval. Além disso, aqui também não realizamos jogos na semana do Galo. E, do ano passado para cá, tivemos a dificuldade na semana das Virgens de Verdade. É uma redução de quatro datas, que nenhum outro estado tem. É quase impossível fazer competições sem mudar tanto", lamenta.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)