Pernambuco registrou, em média, cinco estupros por dia em janeiro

Antônio Assis
0
Ao menos cinco mulheres foram estupradas por dia em janeiro de 2017 (Foto: Reprodução/G1)

Pedro Alves
G1 PE

Nos primeiros 31 dias de 2017, ao menos cinco pessoas foram estupradas, por dia, em Pernambuco. A média foi contabilizada com base nos dados disponibilizados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), que registrou 148 casos de violência sexual em todo o estado, no primeiro mês do ano. O Recife lidera o ranking de cidades que mais foram palco de violência sexual, com 31 casos no mês, quase o dobro da segunda colocada, Olinda, que teve 16 ocorrências registradas.

A terceira cidade com o maior número de pessoas estupradas foi Jaboatão dos Guararapes, também no Grande Recife, com 15 casos. Durante todo o ano passado, a secretaria registrou 2.196 estupros em todo o Pernambuco. Isso significa uma média de seis pessoas estupradas por dia no estado.

Além das ocorrências em que houve o registro de Boletim de Ocorrência, a SDS reconhece que, muitas vezes, as vítimas não registram esses casos, o que significa que o número é, na verdade, o mínimo do que realmente pode ter ocorrido nos 184 municípios.

Os dados divulgados pela SDS contemplam pessoas dos dois gêneros, não consideradas vulneráveis (maiores de 14 anos, que não tenham deficiência mental e que possam oferecer resistência). Nos casos de homicídio de mulheres, segundo os índices da SDS, houve um salto de 15%, aumentando de 245, em 2015, para 282 em 2016.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)