Violência em Pernambuco é 6 vezes maior que a de SP - Inaldo Sampaio

Antônio Assis
0
Políticos de Pernambuco iniciaram ontem uma ofensiva em favor da obtenção de verbas para o combate à violência e a melhoria do nosso sistema carcerário. O palco das batalhas foi Brasília, onde duas reuniões foram realizadas. Uma de governadores, com a presença de Paulo Câmara, para tratar da questão da segurança, e outra da bancada federal com os dirigentes do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) para tratar da liberação de uma emenda para os presídios do Estado. A crise nesses dois setores já existia. Mas só entrou na pauta da sociedade após as rebeliões de Manaus, Boa Vista e Natal, que resultaram em mais de 100 mortes. No caso de Pernambuco a luz vermelha foi acesa depois que fechamos 2016 com mais de 4.400 crimes de morte (média de 47 por grupo de 100 mil habitantes), ante 3.757 de São Paulo (média de 8,7 por grupo de 100 mil), que é o mais populoso estado da federação com 43 milhões de habitantes. 

A taxa de homicídios em SP em 2016 ficou abaixo do aceitável pela ONU, que é de 10 por grupo de 100 mil habitantes

Hierarquia e disciplina
Por consenso, o Fórum dos Governadores que se reuniu ontem no DF para analisar a crise da segurança posicionou-se contra qualquer tipo de anistia para militares do ES que participaram do “motim”. Eles afirmam que não se deve transigir com a quebra da hierarquia e da disciplina, que foi, aliás, o que comprometeu a imagem da PM-PE desde o 1º “motim” de 1997 no 3º governo de Miguel Arraes. 

Unidade > Dissidente na bancada estadual do PSD, o deputado Álvaro Porto ofereceu jantar em seu apartamento do Recife a 10 parlamentares da oposição com os quais está articulado. Ficou decidido que para se contrapor à propaganda oficial eles vão lançar a campanha “Todos por Pernambuco paralelo e real”.

Convênio > Bruno Araújo (Cidades) estará amanhã em Paulista com o prefeito Júnior Matuto (PSB) para anunciar a liberação de 19,4 milhões para a construção de 82 km de rede de esgoto no município.

Palestra > A convite do Partido Novo, o professor da Universidade de Florença Alessandro Bicchirai fará palestra hoje à noite em Jaboatão (Hotel Barramares) sobre a “Operação Mãos Limpas”.

Congresso > A Força Sindical de Pernambuco fará seu 4º congresso no próximo dia 20, num hotel do Pina, ocasião em que Rinaldo Júnior (PRB), eleito vereador, devolverá a presidência a Aldo Amaral.

SAMU > O vereador Romero Albuquerque (PP) apresentou projeto ontem na Câmara do Recife pela criação do “SAMU Animal”, que funcionaria apenas com recursos privados. Com recursos do seu gabinete ele pretende instalar uma “Assistência Móvel” itinerante para socorrer animais abandonados nas ruas.

Overdose > São tantas as operações deflagradas pela Polícia Federal em nível nacional e estadual nos últimos meses que até o mais diligente cidadão tem dificuldade para acompanhá-las. Se ninguém mais lembra da “Vórtex”, deflagrada há 15 dias, a “Cosa nostra”, deflagrada ontem, logo cairá no esquecimento.

Saudade > Completaram-se anteontem 4 anos da morte do ex-deputado Fernando Lyra. Ele foi o melhor ministro da Justiça dos últimos 30 anos não apenas por ter iniciado o desmonte do “entulho autoritário”, herdado do governo militar, como também por ter devolvido à pasta a mesma atribuição que ela teve na gestão de Petrônio Portela: a coordenação política do governo. Só para efeito de comparação, o atual ministro (licenciado) é Alexandre de Moraes.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)