Ações de prevenção e diagnóstico na Campanha Mundial de Combate à Tuberculose

Antônio Assis
0
A programação tem início nesta terça-feira (21.03), às 9h, no bairro de Maranguape I. Quem for a UFS’s Maranguape I A e Jurandir Freire I, na Praça Emilio Russel, poderá assistir a palestra e realizar exame gratuito para diagnóstico da doença. Tudo de graça.

O objetivo do trabalho é prevenir o surgimento de casos de Tuberculose no município e identificar os sintomáticos respiratórios, que são pessoas com tosse há mais de três semanas. A doença, que tem tratamento, é transmitida por uma bactéria. Ela ataca, principalmente, os pulmões, provocando diversos sintomas, entre ele, tosse constante, febre e perda de peso.

A campanha ainda contempla outras unidades de saúde: USF Torres Galvão, na Vila Torres Galvão; USF Edgar Alves I e II, no Engenho Maranguape; e no Programa de Agentes Comunitários de Saúde Hélio Inácio (PACS), em Jardim Paulista Baixo. As atividades antecipam o Dia “D” de combate à doença, celebrado na próxima sexta-feira (24.03) pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A ação conta com o apoio da equipe do Centro de Endemias e Análises Médicas do Paulista, que ficará responsável pela verificação dos exames de baciloscopia. Os resultados serão entregues nas unidades de saúde após o período de análise. Os casos confirmados serão encaminhados ao Centro de Saúde Manoel Caldas, em Artur Lundgren I, para início do tratamento.

NÚMEROS – Graças ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade do Paulista vem registrando diminuição nos números de casos de Tuberculose. A doença acometeu 219 pessoas em 2015. No ano passado, 179 moradores da cidade contraíram a enfermidade. Uma redução de 40 casos de um ano para o outro. Em 2017, 29 casos foram contabilizados.

SERVIÇO:

Confira as datas e locais das ações:

Dia 21/03 – USF’s Maranguape I A e Jurandir Freire I – Praça Emílio Russel, s/n, Maranguape I.

Dia 22/03 – USF Torres Galvão – Rua Alto da Roseira, 46, Vila Torres Galvão.

Dia 23/03 – USF Edgar Alves – Avenida Manepá, s/n, Eng. Maranguape.

Dia 27/03 – PACS Hélio Inácio – Rua 63, s/n, Jardim Paulista Baixo.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Paulista

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)